Siga o OTD

Basquete

Dawkins brilha no fim e Rio Claro vence Osasco no Paulistão

Liderado por Dawkins, Rio Claro retoma liderança do placar no fim e vence Osasco pelo Campeonato Paulista

Rio Claro e Osasco Paulista de basquete
Dawkins foi nome do jogo contra o Osasco (Foto: Instagram/@rioclaro.basquete)

Em um grande jogo, o Rio Claro derrotou o Osasco por 79 a 74 na noite desta terça-feira (06), em jogo válido pelo Campeonato Paulista de basquete masculino. A equipe do interior esteve a frente do placar a maior parte do tempo, mas sofreu a virada no último quarto. No clutch time, brilhou a estrela de Dawkins, que marcou seis pontos seguidos para dar a vitória à equipe. No outro jogo da noite, o São José bateu a Liga Sorocabana por 78 a 60.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista de basquete

Como foi Osasco x Rio Claro

Mesmo jogando na casa do adversário, o Rio Claro tomou a iniciativa do jogo e saiu em vantagem no placar. A equipe fechou o primeiro período vencendo por 24 a 13. O Osasco reagiu no segundo quarto e cortou a diferença para nove ao ir para os vestiários (45 a 36). No terceiro período, o time mandante seguiu sua escalada no placar e encostou ainda mais no placar.

Ao fim do penúltimo quarto, o Rio Claro tinha a vantagem mínima de um ponto (61 a 60) e o jogo ficou aberto para o último período. Embalado pela reação, o Osasco conseguiu passar a frente e emplacou quatro pontos de frente (70 a 66) a quatro minutos do fim. Foi aí que entrou em ação Dawkins.

O armador estadunidense “colocou a bola debaixo do braço” e resolveu o jogo, liderando a equipe rumo à retomada no placar. Foi ele quem empatou o jogo em 70 a 70 e foi ele quem anotou os seis pontos seguintes à virada do placar, fechando a partida em 79 a 74.

Dawkins, aliás, foi o cestinha da partida, com 19 pontos marcados, com um aproveitamento de 100% na linha de lance livre. Ainda em sua equipe, Holloway marcou 15 pontos, enquanto Humberto Silva anotou 14. Pelo lado do Osasco, Alexei marcou 13 pontos e Rodrigo Italo anotou duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes.

Situação no Paulista de basquete

Esta foi a primeira partida da fase de realinhamento do Paulista de basquete masculino. Na primeira fase da competição, o Rio Claro foi o sétimo colocado, com quatro vitórias e seis derrotas, enquanto o Osasco acumulou dois triunfos e oito tropeços, aparecendo em oitavo lugar. Pelas posições, os times ficaram no grupo B da nova fase, que definirá os classificados aos playoffs.

São José e Liga Sorocabana Paulista
São José venceu o lanterna LSB (Foto: Mariana Luz)

Pelo outro jogo da rodada, também pela chave B da fase de realinhamento, o São José bateu a Liga Sorocabana por 78 a 60. Jogando em casa, o time saiu em desvantagem no primeiro período, mas conseguiu a virada ainda no segundo quarto e não deixou mais a liderança do placar. João Victor Fidélis marcou 12 pontos e foi o destaque do São José. Pelo lado sorocabano, Gui Santos marcou 25 pontos, enquanto Elder fez 20.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O São José foi o sexto colocado na primeira fase, com cinco vitórias e cinco derrotas, enquanto a Liga Sorocabana perdeu as dez partidas que fez, sendo o lanterna da competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete