Siga o OTD

Basquete

Brasil arrasa Colômbia e vence por 40 pontos de diferença

Depois de vencer o Canadá na estreia, o Brasil deu um verdadeiro show neste sábado, não deu chances para a Colômbia e conseguiu a vitória com facilidade

Yago Brasil x Colômbia AmeriCup de basquete masculino
Maurício Almeida/Brand/CBB

No último encontro entre os dois países, jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Colômbia surpreendeu o Brasil e venceu por 104 a 98. Foi a primeira das três derrotas seguidas que a seleção brasileira teve antes do início da AmeriCup. Mas o início da competição disputada em Recife com a força da torcida foi o melhor possível. Depois de bater o Canadá na estreia, a equipe dirigida pelo técnico Gustavo de Conti se vingou da Colômbia e venceu com autoridade por 100 a 60.

“A gente já veio com essa derrota na cabeça. Impomos o nosso ritmo desde o começo do jogo e conseguimos sair com vitória com o placar centenário”, disse Didi Louzada sobre o clima de revanche. O ala armador terminou a partida com 9 pontos e 100% de aproveitamento nas bolas triplas. Foram duas bolas certeiras do perímetro.

O começo do jogo foi equilibrado, mas o Brasil deslanchou a partir do segundo quarto e conseguiu vencer com tranquilidade. Gustavo de Conti pôde revezar bastante o time, que teve Yago e Lucas Dias como cestinhas com 14 pontos, seguidos por Georginho com 13 e Lucas Mariano com 12.

O aproveitamento nas bolas de três pontos foi o destaque do Brasil, que acertou 20 dos 38 arremessos do perímetro. Lucas Dias, Lucas Mariano e Yago, com quatro de três cada, foram os que mais acertaram.

COMEÇO DIFÍCIL

O primeiro quarto, no entanto, deixou o torcedor preocupado. Depois de um começo equilibrado, a Colômbia abriu cinco pontos de vantagem ao fazer 19 a 14 numa bola de três de Tonny Trocha. Yago, em seguida, respondeu na mesma moeda, mas em outro arremesso do perímetro, agora de Pablo Rojas, os colombianos chegaram a 22 a 17.

+Confira a tabela da AmeriCup de basquete masculino

A defesa brasileira, contudo, começou a funcionar e a Colômbia não marcou mais pontos nos 2min35s finais do primeiro quarto. Numa cesta de bandeja de Georginho, o Brasil empatou em 22 a 22 e, faltando 13s, Lucas Mariano acertou a bola de três para virar o jogo e fazer 25 a 22.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

MÃOS CALIBRADAS

No segundo quarto, o Brasil começou com tudo nas bolas de três. Em pouco mais de um minuto, Rafael Mineiro, Yago e Lucas Mariano acertaram do perímetro e a vantagem chegou a dez: 34 a 24. A vantagem seguiu aumentando até que, em dois arremessos livres convertidos por Leo Meindl, chegou a 41 a 26.

A Colômbia, no entanto, seguiu lutando e conseguiu reduzir a diferença para nove pontos. Mas o Brasil voltou a se impor na reta final e foi para o vestiário vencendo por 48 a 34 após uma bola de três de Yago.

DISPAROU

Se o segundo quarto foi bom, o terceiro foi ainda melhor. O domínio brasileiro foi completo. Além do ataque afiado, a defesa esteve praticamente intransponível. A Colômbia só conseguiu marcar seis pontos no período e o Brasil terminou com 35 de vantagem: 75 a 40.

De quebra, o período marcou também a volta de Vítor Benite às quadras. O armador, que desfalcou o time nas últimas três partidas, voltou a jogar e mostrou a estar com a mão calibrada ao matar duas bolas de três.

SEM PARAR

O último quarto começou com tudo para o Brasil com uma bola de três de Didi e uma enterrada de Augusto Lima, que fizeram a diferença chegar a 40 pontos. Depois disso, a diferença se manteve até o final para garantir a tranquila vitória por 100 a 60.

“Hoje a gente conseguiu jogar com um pace mais acelerado. As bolas triplas caíram e a gente pode insisti no jogo. Mas acho que foi a defesa e conseguimos dominar os rebotes de ataque da Colômbia. Eles conseguiram só 10, se tratando de colômbia não é muito”, analisou a partida Gustavo De Conti.

Mais em Basquete