Siga o OTD

Basquete

Em jogo de altos e baixos, Flamengo vence Vasco pelo NBB

Fechando os jogos do NBB em 2017, Flamengo e Vasco fazem clássico pelo primeiro turno da competição. Acompanhe Ao Vivo pelo Olimpíada Todo Dia 

O primeiro “Clássico dos Milhões” do NBB 2017/2018 foi do Flamengo. Em duelo realizado neste sábado (30/12), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, o clube rubro-negro venceu seu maior rival de virada, pelo placar de 89 a 81, e somou o sexto triunfo na competição nacional.

O Vasco venceu o primeiro quarto por 26 a 15. Depois disso, o Flamengo cresceu de produção e virou a partida com propriedade. No segundo tempo, a equipe ficou praticamente o tempo todo na liderança e resistiu a todas as tentativas de reações dos rivais.

Em um de seus últimos confrontos contra o Vasco, Marcelinho Machado viveu uma tarde especial e foi o cestinha da partida, com 22 pontos. Durante a reação do Flamengo no segundo quarto, o camisa 4 anotou 12 pontos e liderou a virada rubro-negra.

Além de Marcelinho, outros quatro atletas do time vencedor pontuaram em dígitos duplos. O ala Marquinhos e o pivô JP Batista marcaram 12 pontos cada, enquanto que os alas/pivôs Olivinha e MJ Rhett marcaram 11 cada. De volta após perder três jogos por conta de lesão, o norte-americano Rhett foi decisivo para o triunfo rubro-negro. Ainda sem estar 100% fisicamente, o ala/pivô entrou em quadra apenas no último quarto e marcou 11 pontos fundamentais para o êxito de sua equipe.

Do lado vascaíno, o grande destaque ficou por conta de Nezinho. Com a ausência de Fúlvio, o experiente armador foi o responsável por criar as jogadas ofensivas do Vasco e deixou a quadra com 17 pontos e sete assistências na conta.

Agora com campanha de seis vitórias em oito jogos, o Flamengo se manteve na terceira colocação do NBB CAIXA. Por sua vez, o Vasco sofreu sua sétima derrota em nove partidas disputadas e segue no 11º lugar na tabela de classificação.

Na volta do NBB em 2018, o Flamengo entrará em quadra no dia 07 (domingo), às 18 horas, mais uma vez na Arena Carioca 1, para enfrentar o EC Pinheiros. No dia seguinte, o Vasco enfrentará o Joinville, fora de casa, às 20 horas.

As duas equipes atuaram sem seus armadores titulares. Com uma lesão no músculo posterior da coxa, Fúlvio desfalcou o Vasco pelo quarto jogo seguido. Já o venezuelano Cubillán foi acompanhar o nascimento de seu segundo filho e foi ausência do lado rubro-negro.

O Jogo

O Vasco iniciou a partida com alto aproveitamento ofensivo e não demorou a abrir vantagem. Com 5/7 nas bolas de dois pontos e 7/7 nos lances livres, a equipe cruz-maltina marcou 26 pontos no primeiro quarto e construiu vantagem de 11 pontos (26 a 15).

O Flamengo não demorou a reagir e o jogo pegou fogo no segundo quarto. Para isso, a equipe contou com o brilho de Marcelinho. O camisa 4 saiu do banco e marcou 12 pontos no período, com direito a três bolas de três convertidas, uma delas para colocar o rubro-negro pela primeira vez na frente (32 a 31).

Depois de cinco trocas de liderança na reta final da segunda parcial, o Vasco cintou com uma linda bola de três pontos de Giovannoni no estouro do cronômetro para ir ao intervalo com dois pontos de frente (42 a 40).

Com a diferença pequena no placar, o terceiro quarto foi marcado pelo equilíbrio. O Flamengo virou o jogo e chegou a abrir oito pontos de frente. Só que o Vasco dominou os minutos finais da parcial e o jogo chegou ao último período com as equipes separadas por apenas um ponto (63 a 62).

Gui Deodato começou muito bem a partida e marcou sete pontos nos minutos iniciais. Só que o ala do Vasco sofreu uma fratura no punho direito. O camisa 1 foi encaminhado a um hospital para realizar raio-X ainda com o primeiro tempo em andamento e ficará dois meses afastado.

“O mérito é total dos jogadores que tiveram muito brio. Começamos a partida de um jeito ruim, deixando eles jogarem como queriam, e depois mudamos a postura. O time merecia demais essa vitória e nosso foco está bastante ajustado nos nossos objetivos. Foi uma vitória do jeito que o Flamengo merece”, disse o comandante rubro-negro José Neto.

Mais em Basquete