Siga o OTD

Basquete

Sampaio varre Vera Cruz Campinas e conquista o tri da LBF

Com direito a virada e prorrogação no jogo 3, Sampaio varre Vera Cruz Campinas e conquista o título da LBF

Sampaio e Vera Cruz Campinas LBF
Tainá Paixão foi o grande nome das finais (Foto: Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

É campeão! O Sampaio Basquete voltou a derrotar o Vera Cruz Campinas neste sábado (20) e conquistou o seu terceiro título da Liga de Basquete Feminino (LBF). E a conquista não poderia ter sido de forma mais especial. Em um terceiro jogo recheado de alternâncias na liderança do placar, o time maranhense entrou no último quarto perdendo por nove pontos, conseguiu o empate e levou a melhor na prorrogação, vencendo por 74 a 70.

+ WSL Finals: três brasileiros disputarão

Este é o terceiro título do Sampaio Basquete na LBF. A equipe maranhense já havia sido campeã da elite do basquete feminino nacional em 2016 e em 2019, sendo o segundo time que mais conquistou a LBF, atrás do Americana, que tem quatro troféus.

Em sua campanha nesta temporada, o Sampaio foi o segundo colocado na primeira fase, com 14 vitórias e quatro derrotas. No mata-mata, superou o Ituano, que era foi o campeão na última temporada, e o Santo André antes de chegar na grande decisão. Na final, aplicou uma varrida sobre o Vera Cruz Campinas, que havia liderado a liga desde o começo.

Eleita a MVP das finais, Tainá Paixão foi a cestinha deste duelo, com 20 pontos anotados. Ela conseguiu um duplo-duplo ao pegar 12 rebotes, além de ter dado sete assistências. A pivô Érika de Souza, também do Sampaio, anotou 16 pontos e pegou 13 rebotes. Pelo lado do Vera Cruz Campinas, Izabella Sangalli e Emanuely foram as maiores pontuadoras do time, com 16 pontos. Iza ainda pegou 12 rebotes.

Como foi o terceiro jogo

Sampaio e Vera Cruz LBF
(Foto: Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

O primeiro quarto foi de muito equilíbrio. As duas equipes se alternaram na liderança do placar e foi o Sampaio quem encerrou a parcial na frente, com 18 a 17. O segundo período começou com uma tônica bem semelhante ao primeiro, mas o time maranhense cresceu na reta final e chegou a abrir sete pontos de vantagem. No fim, foi para os vestiários vencendo por 36 a 31.

O Sampaio seguiu melhor no terceiro quarto, mas o Vera Cruz conseguiu equilibrar o jogo. Após estar 11 pontos atrás do placar (43 a 32), a equipe paulista anotou 20 pntos seguidos para não só passar a frente como também abrir larga vantagem. Os papéis se inverteram e foi o Vera Cruz quem passou a controlar o jogo, encerrando o quarto com 52 a 43 na frente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A equipe maranhense voltou para o jogo no último quarto e conseguiu cortar a diferença. O Sampaio passou a frente do placar na metade final do jogo e os últimos minutos passaram a ser muito nervosos. O time visitante esteve a frente do placar em 63 a 62 e o Vera Cruz teve a bola naquela que poderia ser a última posse do jogo. Com dois lances livres a seu favor, acertou um e desperdiçou o outro e o duelo ficou igualado, indo para a prorrogação.

No tempo extra, o Sampaio seguiu embalado e saltou a frente no início e administrou a vantagem até o final. A equipe chegou a ter cinco de vantagem, viu o Campinas diminuir para dois, mas fechou em 74 a 70.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete