Siga o OTD

Basquete

Franca arrasa Flamengo e fatura o NBB pela primeira vez

Franca fechou a série final contra o Flamengo em 3 a 1 e conquistou pela primeira vez NBB, terminando um jejum de 23 aos sem títulos nacionais

Franca campeã NBB Lucas Dias Flamengo final
Franca campeã NBB Lucas Dias Flamengo final

Diante de quatro mil torcedores que lotaram o ginásio Pedrocão, Sesi Franca derrotou o Flamengo por 80 a 65 e conquistou pela primeira vez na história o título do NBB. Foi, no entanto, o 12º título nacional da equipe do interior paulista, que foi campeã da Taça Brasil em 1971, 1974, 1975, 1980 e 1981 e do Campeonato Brasileiro em 1990, 1991, 1993, 1997, 1998 e 1999. Ou seja, a vitória desta quinta-feira acabou com um jejum de 23 anos do clube.

Para chegar ao título, o Sesi Franca contou a força do Pedrocão, local onde venceu todos os jogos que disputou nesta edição do NBB. Além disso, a equipe comandada pelo técnico Helinho fez um primeiro quarto espetacular, quando abriu a diferença que desequilibrou o duelo contra o Flamengo para garantir a histórica conquista. Dentro de quadra, Lucas Dias roubou a cena na partida decisiva ao conseguir um duplo duplo com 19 pontos e 14 rebotes.

O jogo

Sesi Franca deu um baile no Flamengo no primeiro quarto. Tudo parecida dar certo para o time da casa. Foram seis bolas de três, com Santiago Scala, Jonathan Luz e Lucas Mariano marcando duas cada um, contra nenhuma do rival.

+Sub-18: Brasil perde invencibilidade, mas avança em primeiro lugar

Além disso, Sesi Franca pegou 16 rebotes, sete deles com Lucas Dias, contra apenas oito do adversário. A força defensiva do time da casa forçou os erros do Flamengo, que teve aproveitamento no ataque de apenas 16,7%. O resultado disso tudo foi uma diferença de 20 pontos nos primeiros dez minutos: 28 a 8.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No segundo quarto, o Flamengo melhorou bastante em relação ao que tinha jogado no primeiro, mas não o suficiente para encostar no placar. Apenas numa bola de três de Rafael Mineiro, o Rubro-Negro chegou a passar a frente na pontuação do período, reduzindo a diferença geral para 19 pontos, mas, na reta final, Franca voltou a se impor e foi para o intervalo vencendo por 49 a 26.

Apesar da melhora do primeiro para o segundo quarto, o Flamengo precisava fazer muito mais na volta dos vestiários para tentar mudar o resultado. Na quadra, apenas Rafael Mineiro jogava com a qualidade, enquanto o resto do time estava muito abaixo. Ainda assim, foram 21 pontos rubro-negros no terceiro quarto contra 19 de Franca, que chegou ao último período vencendo por 68 a 47.

No último quarto, o Flamengo, que tinha reagido no período anterior, não teve forças para cortar a diferença. Já Franca se impôs, aumentou a vantagem e garantiu com todos os méritos o título de campeão do NBB, fechando a série final em 3 a 1.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete