Siga o OTD

Basquete

Leandrinho é nomeado embaixador da AmeriCup 2022

Ex-jogador da seleção brasileira, bicampeão da AmeriCup e campeão da NBA, Leandrinho vai ser a estrela do evento

Leandrinho é nomeado embaixador da AmeriCup 2022
(Instagram/theblurbarbosa)

Com o retorno da FIBA AmeriCup 2022 ao Brasil, pela primeira vez em quase 40 anos, a mais prestigiada competição de basquete masculino das Américas nomeou um embaixador para transmitir a paixão não só do basquete brasileiro, mas também de incorporar o que a competição significa para um jogador. O escolhido foi Leandrinho.

O ex-jogador da seleção brasileira, bicampeão da AmeriCup e campeão da NBA, Leandro Barbosa, foi escolhido como embaixador do torneio para ajudar todos os participantes, sejam jogadores, treinadores ou torcedores, a sentir esse espírito de campeonato.

“As pessoas vão ver o que é o basquete brasileiro, vai ser emocionante. Estou muito feliz por estar lá e finalmente estarei envolvido fora de quadra, sem jogar esta será minha primeira vez, então não sei como vou vou sentir.”

Em sua carreira de 15 anos com a seleção brasileira, Leandrinho disputou vários eventos da FIBA, incluindo a Copa do Mundo FIBA 2002, FIBA AmeriCup 2003, FIBA AmeriCup 2005, FIBA World Cup 2006, FIBA 2007 AmeriCup, 2009 FIBA AmeriCup, 2010 FIBA World Cup, 2012 Jogos Olímpicos, 2014 FIBA World Cup, 2016 Jogos Olímpicos e 2019 FIBA World Cup.

+ Assista ao vivo: Minas x Unifacisa pelos playoffs do NBB às 19h

“Ficar na seleção e ter mais oportunidades foi uma sensação boa, uma ótima experiência e muito bom jogar esse tipo de torneio, principalmente com a FIBA”, disse Leandro Barbosa.

Vencedor da AmeriCup em 2005 e 2009, Barbosa também foi o artilheiro da AmeriCup na edição de 2007, com média de 21,8 pontos por jogo, onde o Brasil ficou em quarto lugar.

“Quando você começa a jogar basquete, você sempre quer fazer um bom trabalho, ter sucesso e trazer a medalha de ouro para o país. Foi um sonho realizado”, disse Barbosa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Achávamos que fazer esse tipo de torneio, trazer a medalha, era uma esperança de que pudéssemos fazer o basquetebol maior no Brasil e esse foi o começo da minha jornada, da minha experiência com a seleção jogando na FIBA.”

Muitas das atuações de Leandrinho nas competições da FIBA o chamaram a atenção da NBA, resultando na seleção dele na primeira rodada do Draft de 2003, depois de jogar pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002. Ele passou a ganhar o prêmio Sexto Homem do Ano com o Phoenix Suns em 2007.

Após uma atuação dominante na Copa do Mundo FIBA de 2014, Barbosa assinou com o Golden State Warriors, tornou-se campeão da NBA e agora é mentor de jogadores da equipe.

Como mentor de muitos jovens jogadores que agora carregam a tocha da seleção, como o jovem craque Bruno Caboclo, Barbosa agora fará parte da AmeriCup pela primeira vez e poderá mostrar o que o basquete brasileiro significa de uma nova perspectiva. “Estou muito feliz por podermos trazer o torneio para o Brasil com a FIBA e tenho certeza que os jovens que vão representar a seleção brasileira farão um grande trabalho”, disse Leandro Barbosa.

Mais em Basquete