Siga o OTD

Basquete

Flamengo vence revanche contra Boca e leva grupo na BCLA

Rubro Negro derrota o confronto tira-teima contra os rivais argentinos, mas ambos estão classificados para o Final 8 da Basketball Champions League Americas

Yago Flamengo Boca Juniors - Champions League Americas ao vivo
(divulgação/BCLA)

O Flamengo venceu a revanche contra o Boca Juniors e confirmou a primeira colocação do Grupo D na Basketball Champions League Americas (BCLA) de basquete masculino. Marcou 79 a 72 no Gimnasio de la Casa del Deporte, em Concepcion, no Chile, na noite deste sábado (12), e se vingou da derrota no encontro anterior contra os rivais em Buenos Aires. Antes, na primeira rodada, o Rubro Negro havia atropelado o Boca no Maracanazinho.

Yago foi o nome do jogo com 20 pontos sendo 6 de 9 do perímetro. Ainda pegou cinco rebotes e deu quatro assistências. Pelo lado argentino, destaque para o dominicano Eloy Vargas com 24 pontos e seis rebotes. Franco Balbi e Luke Martinez ajudaram o Flamengo com 13 pontos cada e combinando para seis rebotes e cinco assistências. Rafa Mineiro pegou seis rebotes, um a menos que o argentino Federico Aguerre.

Primeiro colocado

Foi a última partida do Flamengo nesta fase de classificação da Champions League Americas. O atual campeão do torneio fecha com cinco vitórias e apenas uma derrota. O Boca termina em segundo na chave e também está classificado para o Final 8. Os argentinos têm três vitórias e duas derrotas e ainda jogam mais uma, contra o Universidad Concepción, que perdeu as cinco que disputou até agora e está eliminado. O Final 8 tem os dois melhores colocados das quatro chaves da fase de grupos. São Paulo e Minas são os outros dois times brasileiros classificados.

Castigo do perímetro

O jogo começou com o equilíbrio previsto, mas na reta final do primeiro quarto o Flamengo acertou três bola de três pontos, com Rafa Mineiro, Dar Tucker e Balbi, abriu a primeira vantagem do jogo, de 20 a 15, e com ela fechou a parcial. Apesar dos cinco pontos, o confronto era bem igual. Na volta para o segundo período, o Rubro Negro deu a impressão que iria apertar o passo logo de cara, mas o Boca não deixou. Luke Martinez, Faverani e Yago foram castigando do perímetro, mas os argentinos respondiam, especialmente com Vildoza. Na reta final, porém, Luke, Yago e JP Batista voltaram a pontuar de três, desta vez sem resposta, e a vantagem foi aos doze pontos nos 44 a 32 do intervalo.

A essa altura, o Flamengo chegava a onze bolas de fora convertidas, três só com Yago. Ele era cestinha do duelo até então com nove pontos, ao lado de Leandro Vildoza. O Boca Juniors somava apenas duas de três pontos em parcas nove tentativas. O dominicano Eloy Vargas era o segundo melhor pontuador com oito para o Boca, mesma marca de Luke Martinez. O Rubro Negro dominou também nas assistências, foram 12 contra quatro, e nos rebotes houve equilíbrio: foram 17, sendo cinco no ataque, dos cariocas contra 16, três ofensivos, dos xeneizes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segundo tempo

Na volta dos vestiários Yago seguiu metendo bola de fora. Em menos de cinco minutos, converteu três e foi a 18 pontos com aproveitamento de 6 em 8. A vantagem do Flamengo escalou para 16 pontos no 55 a 39, mas o Boca não se entregou. Aos poucos, e desta vez comandados por Boccia, o time foi descontando o prejuízo, que chegou a cinco quando faltavam menos de três minutos. Assim, o jogo entrou aberto nos últimos dez minutos, com o Flamengo vencendo por 63 a 57. Nos primeiros cinco minutos, Balbi esticou o marcador para 73 a 61 e os cariocas não deixaram mais os argentinos ameaçarem até confirmar a vitória e o primeiro lugar no grupo.

Mais em Basquete