Siga o OTD

Basquete

Fortaleza volta a vencer e cresce na briga pelas oitavas no NBB

Time derrotou o Bauru por 74 a 72 jogando em casa e iguala campanha do 12º colocado Corinthians na classificação. Já os paulistas perdem a segunda seguida e veem G4 mais distante

Fortaleza Basquete Cearense NBB Brasília Bauru
(Matheus Maranhão/BRB/Brasilia Basquete/arquivo)

O Fortaleza Basquete Cearense voltou a vencer após três derrotas no NBB e ganhou força na briga por uma das oito vagas nas oitavas de final do campeonato. Jogando no Centro de Formação Olímpica, o time recebeu o Bauru Basket e fez 74 a 72 em partida muito disputada. Com o resultado, chegou a sete vitórias em 13 jogos, mesma campanha do 12º colocado Corinthians. Já o rival de São Paulo perdeu a segunda seguida, passa a ter 13-9 de aproveitamento e fica mais distante de vaga nas quartas de final.

O regulamento do NBB prevê que os quatro primeiros colocados da fase de classificação avancem direto para as quartas de final. Os que ficarem de quinto a 12º fazem as oitavas, de onde saem os outros quatro times das quartas. Até o início da rodada deste domingo (13) o São Paulo fechava o G4 com 14 vitórias e seis derrotas. O Franca liderava com 20-1, seguido pelo Flamengo com 17-2 e pelo Minas com 18-3.

+ Tabela de classificação, todos os resultados e agenda com próximos jogos

Davi, Alex e Enzo

O destaque do confronto entre Fortaleza e Bauru foi Davi, representando os donos da casa e registrando 22 de índice de eficiência. Ele jogou os 40 minutos e marcou 20 pontos, o cestinha da equipe. Teve aproveitamento de 46,5% nos arremessos, sendo três de oito nos chutes de quadra, e dois de seis nos de fora. Converteu ainda oito de nove lances livres, pegou oito rebotes e deu três assistências, líder do time nos dois últimos fundamentos.

Pelo lado de Bauru, destaque para Alex com 21 de índice e para Enzo com 20. Enzo foi o cestinha do jogo com 23 pontos, matando cinco de dez bolas de chutou de fora. Hettsheimeir contribuiu com 20 pontos e Alex registrou mais 15, além de pegar quatro rebotes e dar cinco assistências.

Pau a pau

O jogo foi pegado do início ao fim, com os visitantes comandando o placar por quase todo primeiro tempo. Chegaram a abrir nove pontos no 30 a 21 e depois no 34 a 25, sendo esse último a menos de quatro minutos para o intervalo. Ainda antes do meio tempo, o Fortaleza começou a reagir e virou no 39 a 38, a 28 segundos do fim do segundo quarto. Na volta dos vestiários, os anfitriões seguiram melhores e abriram 50 a 42 em exatos cinco minutos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Bauru reagiu e empatou no 58 a 58 no início do quarto quarto, mas o Fortaleza retomou o comando do marcador. A três minutos do fim, o jogo parecia encaminhado com sete de frente para os cearenses, porém os paulistas não entregaram os pontos e chegaram a cortar a diferença para um ponto a cerca de um minuto do fim. Nos segundos finais, os donos da casa conseguiram manter a vantagem para voltar a vencer e a sonhar com a classificação para a próxima fase do NBB.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete