Siga o OTD

Basquete

São José vence jogo 3 e se garante na final do Paulista

No terceiro e decisivo jogo da semifinal entre São José x Venceslau, a equipe do Vale do Paraíba venceu por 65 a 58 e se garantiu na decisão do Paulista feminino de basquete 

Não foi nada fácil, mas São José está na final do Campeonato Paulista da Divisão Especial Feminina de 2017 ao fazer 2 a 1 na série melhor de três contra o Basquete Venceslau. Na tarde deste sábado (11), jogando em São José dos Campos, a equipe dirigida pelo técnico Carlos Lima venceu o terceiro jogo por 65 a 58 (36 a 20 no primeiro tempo), na primeira prorrogação, após empate em 55 a 55 no tempo regulamentar. Agora, o time do Vale do Paraíba irá fazer à final contra Santo André, em outra série melhor de três partidas. O primeiro encontro deverá acontecer na próxima quarta-feira (15), em São José dos Campos. Depois a série vai para Santo André, nos dias 18 (sábado) e 19 (domingo), caso seja necessário.

Na partida deste sábado, motivado com a vitória na sexta-feira (61 a 59), o time de São José dos Campos entrou com força máxima. Fez um quase perfeito primeiro período, fazendo uma parcial de 21 a 12. Apesar da boa marcação de Venceslau, o time do Vale do Paraíba conseguiu um segundo período dominador, fazendo 15 a 8, fechando o primeiro tempo em 36 a 20.

Já no terceiro período só deu Venceslau. Fez um parcial de 8 a 0, depois 14 a 4, e ao tirar 10 pontos da vantagem do adversário, colocou fogo na partida ao fazer a parcial no fim do quarto em 17 a 13.

As emoções ficaram ainda maior para o quarto período. Com um rebote ofensivo e uma bandeja de Jeane Morais, no último segundo, Venceslau fez uma parcial no período de 18 a 6, empatou o jogo em 55 a 55 e levou para a primeira prorrogação. Com o apoio da torcida e o fator quadra, São José, a exemplo do segundo jogo, foi melhor, fez um parcial de 10 a 3 e venceu a partida por 65 a 58, garantindo seu lugar na final.

Carlos Lima, técnico de São José, estava muito satisfeito com a classificação para a série final contra Santo André. Mas faz uma advertência. “Vamos jogar contra o favorito da competição. Não custa pensar que podemos surpreender, desde que possamos fazer um bom jogo”, afirmou.

Uma das armas da equipe de São José é jogar em São José dos Campos. Foram seis jogos em casa, com seis vitórias. “Temos um fator casa muito bom e esperamos que prevaleça também na final. Tivemos uma série muito dura contra Venceslau e conseguimos superar”, concluiu.

Vitória Marcelino, com 15 pontos, 12 rebotes, quatro bolas recuperadas e duas assistências, foi o grande destaque de São José, seguida por Maira Horford (16 pontos, quatro bolas recuperadas, duas assistências e dois rebotes), Paty Ribeiro (13 pontos, sete rebotes, três assistências e três bolas recuperadas) e Fátima Souza (11 pontos, três rebotes, duas bolas recuperadas e uma assistência. O time todo pegou 38 rebotes, sendo 15 ofensivos e 19 bolas recuperadas.

Para a equipe de Venceslau, Jeane Morais, com 17 pontos, 10 rebotes, quatro bolas recuperadas e uma assistência foi o grande destaque na partida. Bábara Souza (13 pontos, nove rebotes e duas assistências), Clarissa Carneiro (9 pontos, um rebote e uma assistência) e Larissa Carneiro (9 pontos, quatro rebotes e duas assistências), foram as outras jogadoras que mais pontuaram para Venceslau que pegou 41 rebotes, sendo 11 ofensivos e recuperou seis bolas.

 

Playoff final: Santo André x São José

Jogo 1 – quarta-feira (15/11), às 18 horas, em São José dos Campos

Jogo 2 – sábado (18/11), às 19h30, em Santo André

Jogo 3 – domingo (19/11), às 19h30, em Santo André*

*se necessário

Mais em Basquete