Siga o OTD

Basquete

Campeão, Claudio Mortari deixa o São Paulo por questões pessoais

Treinador comandou o Tricolor no título do Paulista deste ano, o primeiro do clube após remontar a equipe. Em meio à festa do título, o técnico revelou dificuldades fora da quadra e, após a saída, comentou que motivos foram acontecimentos pós conquista. Novo comandante já foi confirmado

Claudio Mortari São Paulo campeão paulista basquete masculino
(twitter/IamLipSouza)

O São Paulo anunciou no final da manhã desta sexta-feira (29) que o técnico Claudio Mortari deixou o comando da equipe tricolor alegando motivos pessoais. Mortari estava à frente da equipe desde que o clube retomou as atividades no basquete masculino, em 2018, e há pouco mais de uma semana conquistou o título do Campeonato Paulista, o primeiro desde a retomada. Em seu perfil no instagram, ele disse que tomou a decisão por conta de “alguns acontecimentos posteriores à conquista.” A equipe passará a ser comandada por Bruno Mortari, filho do treinador.

Perda lamentável

Quando o time foi campeão paulista, ainda em meio à festa no ginásio do Morumbi, Claudio Mortati mostrou-se muito emocionado não apenas pela conquista, mas por conta de dificuldades fora das quadras. “Eu tive uma perda lamentável na família, o São Paulo e o basquete foram a minha salvação”, contou em entrevista para a BandSports na noite do dia 20 de outubro. Pouco depois, para a GCS TV, mostrou-se grato ao clube. “Só posso agradecer pelos dois, três anos que estou aqui. Não nos faltou absolutamente nada, nada. Desde que foi endossado com o Leco (Carlos Augusto de Barros e Silva, ex-presidente do clube). Depois o Júlio (Casares, atual presidente) veio e ratificou tudo. Houve um trabalho de confiança em tudo aquilo que podíamos oferecer. Nós começamos aqui com sete jogadores treinando. Os caras reformaram o ginásio, acreditaram em tudo. Não faltou absolutamente nada.”

Pai pra filho

Claudio Mortari tem 73 anos e, no período em que esteve frente ao São Paulo, foi também finalista do NBB, é o atual vice-campeão, e terceiro colocado na temporada 2019/20, encerrada antes dos playoffs em razão da Covid-19. Foi, ainda, vice-campeão da Liga Ouro 2019/20 e do Super 8 2020/21, duas vezes semifinalista do Paulista, e uma da Champions League das Américas. Além disso, sob o comando dele, o São Paulo teve os dois últimos MVPs do NBB: Georginho na temporada 2019/20 e Lucas Mariano na temporada 2020/21, ambos agora defendendo as cores do Flamengo.

Claudio Mortari São Paulo campeão paulista basquete masculino
Mortari, ao centro, de preto, ergue a taça do Paulista (Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Bruno Mortari também está no projeto do São Paulo desde a retomada e terá Enio Vecchi como auxiliar, outro que também já faz parte da equipe. A estreia de Bruno no comando do time será nesta sexta-feira (29) contra o Brasília, às 20h, no ginásio do Morumbi, na terceira partida da atual temporada do NBB. O time perdeu as duas primeiras, primeiro para o Flamengo e depois para o Cerrado Basquete, de Brasília, ambos duelos disputados em casa.

Mais em Basquete