Siga o OTD

Basquete

Brasil conhece rivais nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Já de olho em Paris 2024, seleção ficou no Grupo B na primeira fase da disputa da competição, ao lado de Uruguai, Colômbia e Chile

Brasil conhece rivais das Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete
(Divulgação)

O Brasil conheceu nesta terça-feira (31) seu caminho até a Copa do Mundo de basquete masculino de 2023. A FIBA sorteou os grupos das Eliminatórias das Américas, e a seleção brasileira ficou no Grupo B para a primeira fase da disputa, ao lado de Uruguai, Colômbia e Chile. As Eliminatórias para Copa do Mundo de basquete começam em novembro deste ano, com os dois primeiros jogos da janela, entre os dias 21 a 30. No fim, sete das 16 seleções das Américas conquistam um lugar no Mundial.

A Copa do Mundo de basquete acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023. Japão, Filipinas e Indonésia têm o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam, então, para a fase seguinte da Copa do Mundo. Nesta, formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata.

+Confira tudo sobre basquete

Além disso, a Copa do Mundo de basquete é qualificatória para a Olimpíada de Paris 2024, dando dois lugares no torneio olímpico para as Américas. Assim, as duas seleções americanas de melhor campanha estarão garantidas nos próximos Jogos Olímpicos.

Confira como ficou o sorteio

(Divulgação)

A competição

Pelo formato de disputa das Eliminatórias para Copa do Mundo de basquete, as 16 seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes. Esta fase terá jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam, então, para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F. Serão seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C foram o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Pori fim, os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo de basquete, somando sete postos das Américas na competição.
 

Mais em Basquete