Siga o OTD

Basquete

Assista AO VIVO: Ituano e Blumenau fazem 1ª partida da final da LBF

Final inédita entre Ituano e Blumenau coloca frente a frente times com caminhada bem diferente na atual temporada

Ituano x Blumenau - LBF 2021
(Juca Ferreira/Ituano Basquete)

A hora da decisão chegou. A partir deste domingo (15) Ituano e KTO/Blumenau começam a decidir a LBF 2021. Diferente de anos anteriores, a temporada do basquete feminino terá um campeão inédito. Apesar de estarem na final e invictos nos playoffs, paulistas e catarinenses tiveram um caminho completamente diferente na competição nacional. 

O lado paulista

Finalista do estadual mais forte do país, o Ituano fez uma campanha extremamente regular durante a LBF. Tendo a equipe que foi finalista do paulista comandada por Palmira e Patty, em um primeiro momento, o time se manteve na liderança durante a maior parte da competição. 

-‘Será o ciclo mais difícil de todos’, diz Mateus Alves sobre Paris-2024

Em um segundo momento, já com a chegada das atletas que estavam na Europa, como foi o caso da armadora Alana e da experiente pivô Érika, o Ituano teve um pequeno momento de instabilidade e cresceu no momento certo, vencendo o Sesi Araraquara na última rodada da fase de classificação, se manteve na ponta e seguiu para os playoffs.Com isso, o time paulista tem a vantagem de fazer 3 de possíveis 5 partidas em seu ginásio. 

 “É um momento muito feliz para a nossa equipe. Ainda não conquistamos nada, mas a felicidade e a ansiedade são grandes. É comum no esporte sentirmos isso, mas eu prefiro vir para a quadra, treinar bem e me sentir pronta para os jogos. Assim que eu controlo o que fico sentindo neste momento”, comentou a Alana. 

Ituano bate Vera Cruz em Campinas e larga na frente na semifinal da LBF 2021
Com 29 pontos de Alana, time de Itu abre vantagem e decidirá em casa possível vaga na final da LBF 2021 (📸 Thomaz Marostegan/Vera Cruz Basquete)

“É uma cidade que respira basquete e apoia o basquete feminino. Estar na final da LBF é um prêmio para isso. Mesmo com essa temporada atípica, sem público, com jogos tendo que ser reagendados, a gente sente no dia a dia, nas ruas de Itu, esse apoio. Vamos nos preparar, controlar os treinos, preparação e descanso para conseguir representar bem”, comentou o técnico Bruno Guidorizzi. 

O lado catarinense

Se de um lado chega o líder da fase de classificação, do outro teremos o sétimo colocado. Durante a temporada regular, o Blumenau sofreu com diversos fatores, incluindo até derrotas por W.O. por conta de casos de Covid-19. Contudo, nos playoffs da equipe catarinense cresceu e chegou a sua primeira final de LBF da história. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Eu divido o campeonato em três momentos. O primeiro é o começo da competição, o segundo começa com a chegada das atletas que estavam na Europa, como é o caso da Alana e da Érika, e o terceiro são os playoffs. Graças a Deus e ao nosso trabalho conseguimos crescer no momento certo e estamos nesta final que já é histórica para Santa Catarina”, comentou o técnico Camargo. 

Optando por um jogo mais coletivo durante toda a LBF, o Blumenau foi crescendo conforme a competição e se agigantou no momento certo, os playoffs. Se olharmos as estatísticas do campeonato, o grande destaque da equipe catarinense é a armadora Cacá, que aparece na terceira colocação em números de assistências por jogo.

Cacá é o grande nome do Blumenau na temporada 2021 (Juca Ferreira/Divulgação)

“Não temos uma jogadora que faz 30 pontos por jogo e comanda o time nisso. Somos uma equipe mais equilibrada e a minha tarefa é fazer todo mundo jogar. Estou bem nas assistências, mas se eu passo a bola e a cesta não acontece não adianta. Trabalhamos de forma mais coletiva e buscamos a vitória assim”. 

Mais em Basquete