Siga o OTD

Basquete

Huertas e Benite são destaques em rodada na Espanha

Armadores brasileiros conduzem as respectivas equipes à vitória na Liga ACB. Augusto Lima, Leo Meindl, Felipe dos Anjos e Nadia Colhado também entraram em quadra no país europeu

huertas benite liga acb espanha basquete tenerife san pablo burgos brasileiros
Huertas e Benite foram os melhores brasileiros na rodada espanhola (Montagem/OTD)

A penúltima rodada da Liga ACB (Campeonato Espanhol de basquete masculino) em 2020 foi disputada neste domingo (27). Com todas as equipes em quadra, cinco brasileiros estiveram em ação, destaque para Marcelinho Huertas e Vitor Benite.

Pelo Tenerife, Huertas desfilou categoria e foi o cestinha da partida. Benite não ficou muito atrás e só não teve número melhores porque o San Pablo Burgos definiu o jogo logo e os titulares foram para o descanso mais cedo.

Contudo, outros brasileiros entraram em quadra pela liga espanhola, inclusive no feminino. Confira!

Gigante!

A melhor performance do dia entre brasileiros na Liga ACB foi de Marcelinho Huertas. O veterano armador foi fundamental na 13ª vitória do Iberostar Tenerife na temporada. Fez 19 pontos e ainda deu nove assistências nos 27min11s em que esteve em ação.

+ Clarissa anota duplo-duplo e Izmit vence na prorrogação

“Mais uma vitória para mantermos a segunda colocação na tabela e continuarmos na luta para ser cabeça de chave na Copa do Rei, além de seguir numa boa linha, com dinâmica positiva de vitórias. Vamos seguir trabalhando duro para não deixar a equipe ficar muito confiante e conseguir mais resultados positivos”, comentou Huertas.

Marcelinho Huertas Iberostar Tenerife Liga ACB
Marcelinho Huertas em ação pelo Tenerife (twitter/ CB1939Canarias)

A boa atuação mostra a importância de Marcelinho Huertas para o time. Na última rodada, o jogador não entrou em quadra por estar às vésperas de se tornar papai pela terceira vez. Com a sua ausência, o Tenerife conheceu a segunda derrota do ano diante do Badalona por 79 a 72.

Huertas e o Tenerife ainda atuam pela Liga ACB em 2020. A equipe encara o Movistar Estudiantes fora de casa. Mesmo se perder, manterá a segunda colocação, uma vez que ficaria a frente do Barcelona nos critérios de desempate.

“Temos que esquecer essa vitória e já pensar no nosso próximo rival, que é o Estudiantes, em jogo fora de casa”, finalizou Marcelinho Huertas.

Na medida

vitor benite san pablo burgos
Benite na bandeja pelo San Pablo Burgos (acb Photo/D. Grau.)

Outro armador que foi bem nesse domingo foi Vitor Benite. Primeiro a entrar em quadra no dia na Espanha, anotou 16 pontos e ainda pegou cinco rebotes na vitória em casa de sua equipe, o San Pablo Burgos, diante do Joventut Badalona por 95 a 78.

E olha que Benite só ficou 22min53. Como o time rapidamente liquidou o adversários, os titulares foram para o banco mais cedo. Não fosse isso, os número do armador brasileiro poderiam ser até melhores.

Os demais

Na sequência, foi a vez da equipe de Augusto Lima vencer com uma confortável marca de pontos. O UCAM Murcia fechou o ano de 2020 com um triunfo sobre o Obradoiro CAB por 93 a 76. O pivô brasileiro teve participação discreta. Autou apenas 7min21 e contribuiu com cinco bolas recuperadas e um rebote.

Vindo do banco, Léo Meindl fez nove pontos e pegou sete rebotes na derrota do Fuenlabrada diante do Real Bétis, por 86 a 79. Meindl ficou em quadra por cerca de 20 minutos.

Como titular, Felipe dos Anjos também fez uma boa apresentação, mas o Bibao perdeu para o Unicaja pelo placar de 91 a 75. O pivô brasileiro fez 11 pontos, pegou quatro rebotes e deu três assistências.

Classificação

Perto do encerramento da Liga ACB na Espanha, a tabela de classificação não deve alterar muito. O Real Madrid segue líder absoluto com 14 vitórias em 14 jogos. O Tenerife, de Huertas vem em segundo lugar e ainda faz mais um jogo neste ano, o que lhe garante o segundo lugar.

O San Pablo Burgos, de Benite, vem na quinta colocação, com 10 vitórias e cinco derrotas. O Murcia, de Augusto Lima, é o novo colocado, tem oito vitórias e oito derrotas.

O Fuenlabrada, de Léo Meindl, está no 15º lugar, enquanto o Bilbao, de Felipe dos Anjos, é o 17º colocado e luta contra o descenso.

Espanhol feminino

nadia colhado gernika
Nadia Colhado na briga pelo rebote – Foto: mariamentxaka

Pela liga feminina, o Gernika, de Nadia Colhado, perdeu na rodada. Diante do Girona, a equipe da brasileira esteve sempre atrás no placar e sucumbiu por 69 a 60. Nádia Colhado fez oito pontos e pegou sete rebotes. Só que a brasileira acabou cometendo seis faltas e saiu no minutos finais.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Na tabela de classificação, o time de Gernika é o quinto colocado, com 28 pontos, sendo 10 vitórias e oito derrotas. O Girona é o terceiro colocado e soma 32 pontos. A liderança é do Perfumerias Avenida, que tem 18 vitórias em 18 jogos.

Mais em Basquete