Siga o OTD

Basquete

Crise no basquete será discutida na Câmara dos Deputados

Foto Wagner Meier / Basquete360.com

A situação da Confederação Brasileira de Basquete e o futuro da modalidade serão discutidos na próxima semana na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em Brasília. No dia 12 de setembro, se reunirão o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Guy Peixoto, representantes das ligas nacionais da modalidade e ex-atletas olímpicos como Hortência e Oscar Schmidt, além de especialistas e estudiosos do meio acadêmico.

A mesa-redonda ocorre após a solicitação do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), que aponta os bons resultados da modalidade na história esportiva do País como inspiração para melhorias no cenário nacional. “Cabe a esta Comissão do Esporte examinar essa situação e debater formas de melhoria na gestão de recursos e na governança das entidades dirigentes do basquetebol brasileiro”, argumenta no requerimento.

Recentemente a seleção brasileira passou por um vexame nas edições masculina e feminina da AmeriCup. Com o fim da suspensão da Fiba, as equipes nacionais se organizaram de última hora e os resultados não foram favoráveis. Enquanto a seleção feminina acabou em quarto e não irá disputar o Mundial da modalidade pela primeira vez desde 1959, a seleção masculina foi eliminada na primeira fase pela quarta vez seguida e não se classificou nem para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete