Siga o OTD

Basquete

Raphaella Monteiro faz duplo duplo em vitória em Portugal

Brasileira anotou 22 pontos, pegou 14 rebotes e deu três assistências na vitória do líder Quinta dos Lobos

Raphaella Monteiro
Rapha Monteiro foi o destaque da partida contra o Queluz (Divulgação Federação Portuguesa de basquete)

Em mais uma rodada da Liga Portuguesa de basquete feminino, Raphaella Monteiro foi o destaque do dia. Neste domingo (29), a ala brasileira comandou o Quinta dos Lobos na vitória contra o CB Queluz. Além de Rapha, atletas do Brasil venceram na Suécia e no universitário americano.

Jogando contra o CB Queluz, o Quinta dos Lobos, de Raphaella Monteiro, venceu mais uma na temporada. Com 22 pontos da ala brasileira, que foi a cestinha do duelo, a equipe fez 84 a 63. Além da pontuação, Rapha liderou em rebotes, com 14, e deu três assistências. 

+ Felipe Meligeni e Carolina Meligeni são campeões neste domingo

Com  o resultado, o Quinta dos Lobos chegou na sexta vitória em nove partidas e lidera a temporada. Já o CB Queluz é o décimo, com duas vitórias em seis jogos realizados. Duas partidas com presença brasileira na rodada da Liga Portuguesa de basquete feminino foram adiadas por conta da Covid-19.

Tati Pacheco e Barbara vencem na rodada 

O Vitória de Guimarães, de Tati Pacheco e Barbara conseguiu mais uma vitória. Jogando em casa, o time das brasileiras superou o AD Vagos, por 76 a 65. Titular na partida, Tati terminou o duelo com 10 pontos e dois rebotes. Vindo do banco, Barbara fez quatro. 

+ ‘Eu o influenciei no basquete’, diz Petrovic sobre Dražen

Com a vitória, a equipe das brasileiras está em terceiro com cinco vitórias em sete jogos. Já o AD Vagos é o sexto, com dois triunfos na temporada. 

Julia Torres é derrotada 

Diferente das compatriotas, Julia Torres foi derrotada neste domingo (29). Jogando em casa, o Olivais, da brasileira, foi vencido pelo Benfica por 86 a 71. Na partida, Julia foi a única atleta que não saiu de quadra durante os 40 minutos, anotou nove pontos e pegou 15 rebotes. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com a derrota, o Olivais agora é o quinto, com três vitórias em oito jogos. Já o Benfica é o segundo com apenas uma derrota em sete partidas.

Debora Costa vence mais uma na Suécia

Na rodada do Sueco de basquete feminino, Debora Costa, armadora da seleção brasileira, venceu mais uma. Neste domingo (29), o Lulea, da jogadora do Brasil, superou o Wetterbygden Sparks por 88 a 39.

Com o resultado, o Lulea chegou na terceira vitória em quatro partidas e é o segundo colocado na liga nacional, atrás somente do Ostersund que está invicto.

Vitórias na NCAA

Neste domingo duas brasileiras venceram na rodada da NCAA, a liga universitária de basquete. Kamila Cardoso, que atua por Syracuse, foi importante na vitória da equipe contra Stony Brook, por 50 a 39. Começando a partida no banco de reservas, a brasileira anotou 14 pontos, em 13 minutos de quadra, e foi a segunda maior cestinha da equipe.

Na próxima rodada, o time de Kamila Cardoso terá a Universidade de Loncoln como adversária. A partida está programada para acontecer na próxima quarta-feira (2).

Outra brasileira que atuou neste domingo foi Sara Rodrigues. Defendendo a Universidade de Oklahoma State, a jogadora ajudou na vitória contra Oral Roberts, por 73 a 54.

Vindo do banco de reservas, Sara Rodrigues atuou por cerca de sete minutos e marcou três pontos.

A NCAA

A temporada de 2020/2021 da NCAA de basquete feminino será diferente. Assim como acontece em todo o mundo, o calendário foi alterado por conta da pandemia do coronavírus.

Nesta temporada, todas as equipes seguem buscando competir em março e ser a vencedora da última partida, que está programada para abril, até o presente momento.

Por conta da Covid-19 os times tem dois caminhos para tentar se ranquear como um das melhores 64 equipes da temporada. Existe a possibilidade das universidades jogarem uma fase regular de 25 jogos e serem ranqueadas pelo desempenho neles e também há a opção de se atuar em 23 partidas regulares e posteriormente a equipe disputar um torneio no modelo final four e conseguir o seu ranking nacional após a disputa.

Em 2020/2021, o Brasil conta com sete jogadoras distribuídas em seis times na NCAA. A universidade de BYU temem seu elenco Maria Paula Albiero e Babalu Ugwu. Izabela Nicoleti joga em Florida State, Kamilla Cadoso defende Syracuse, Izabela Varejão está mais uma vez atuando por Michigan. Já Emanuely de Olvieira joga pela Universidade da Florida e Sara Rodrigues atua por Oklahoma State.

Mais em Basquete