Siga o OTD

Basquete

Unifacisa segura reação do Fortaleza e vence a 1ª no NBB

Unifacisa segura grande reação e aproveita erro do Fortaleza nos últimos segundos para conseguir a primeira vitória na temporada

Unifacisa - Fortaleza - NBB
Unifacisa conquista primeira vitória da temporada (Twitter/NBB)

Que jogo! Nesta terça-feira (17), pela segunda rodada do NBB (Novo Basquete Brasil), a Unifacisa superou uma reação do Fortaleza do último quarto e levou a melhor no clássico nordestino, nos últimos lances, pelo placar apertado de 69 a 67, conquistando sua primeira vitória nesta temporada da competição.

Assim, a Unifacisa se recupera de um começo contubardo no NBB, que teve duas derrotas, contra Campo Mourão e Flamengo, além de uma troca de técnicos, com Felipe Santana sendo demitido após o revés na estreia, e Paulo César Jaú assumindo o time interinamente.

Do outro lado, o Fortaleza chega à segunda derrota em quatro jogos, sem conseguir se firmar na competição. A equipe do Ceará estreou com vitória de 74 a 61 sobre Campo Mourão, perdeu para o poderoso Flamengo por 82 a 69, e se reabilitou ao bater o Pato por 76 a 69.

+ TABELA DO NBB

A Unifacisa volta a entrar em quadra nesta quinta-feira (19), quando encara o Pato Basquete, às 13h30 (de Brasília). No mesmo dia, mas às 16h (de Brasília), o Fortaleza mede forças com o Minas. Ambos os jogos disputados no Ginásio Professor Hugos Ramos, em Mogi (SP), uma das sedes deste NBB. 

O jogo

Primeiro tempo

A Unifacisa começou indo para cima do Fortaleza. A equipe apostava nos rebotes e contra-ataques e contou com um ótimo início de Rafa, abrindo 10 a 2. O Fortaleza, então, pediu tempo, e voltou com outra postura. Liderados por Rashaun, com 10 pontos em cinco minutos, o Leão logo minou a estratégia do adversário e empatou o jogo.

O duelo então ficou equilibrado, mas a Unifacisa voltou a abrir uma vantagem relativamente confortável. Nos minutos finais da parcial, o Fortaleza então reagiu e, com uma bola de três de Cauê quase no estouro do cronômetro, fechou o período quatro pontos atrás: 21 a 17. 

O segundo quarto começou com muitos erros dos dois lados, mas a Unifacisa conseguia ser mais eficiente, enquanto a bola do Fortaleza teimava em não cair. Com isso, a equipe da Paraíba abriu 12 pontos de frente com metade da parcial jogada, enquanto o Leão não havia marcado nenhum ponto sequer até então.

O Fortaleza, mais uma vez, tentou esboçar uma reação e conseguiu importantes roubadas de bola e pontos, mas não conseguia cortar a diferença para menos de 10 pontos. Assim, com duas bolas precisas nos últimos minutos, a Unifacisa aumentou a vantagem e foi para o intervalo com o placar total de 40 a 29

Segundo tempo

Logo nos primeiros minutos do terceiro quarto, o Fortaleza entrou com tudo em quadra e conseguiu cortar a diferença para três pontos, com metade da parcial jogada. A Unifacisa então acordou e voltou a abrir diferença, mas desta vez não tão confortável. Mesmo assim, a equipe paraibana conseguiu se manter a frente, com o diferencial sendo o ótimo aproveitamento nas cestas de dois pontos, e fechando a parcial com placar total de 60 a 52.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mais uma vez, o Fortaleza começou com o tudo o quarto e último período, indo para cima e pressionando a Unifacisa. Com isso, a diferença logo caiu novamente para um ponto e, na metade da parcial, com uma bola de três de Cauê, o Leão virou o jogo e passou a frente no placar pela primeira vez.

O Leão, no entanto, não abriu vantagem e o jogo ficou completamente em aberto. E faltando seis segundos, o Fortaleza tinha dois pontos a menos e a posse de bola. Alex desperdiçou, mas com desvio da Unifacisa, o time cearense ainda tinha a bola. Brite, no entanto, errou o arremesso para dois pontos e decretou a primeira vitória da Unifacisa no NBB.

Outros jogos

Abrindo a segunda rodada do NBB, na última segunda-feira (16), dois times conseguiram embalar a segunda vitória consecutiva na competição. O Franca, atual campeão paulista, venceu o Cerrado por 86 a 79, com destaque para Lucas Dias, cestinha da partida com 29 pontos. 

Assim, o Franca se recupera da derrota na estreia para o Corinthians e já consegue duas vitórias seguidas em três jogos disputados. Agora, a equipe se prepara para o duelo contra o Mogi, nesta quinta-feira (19), às 21h (de Brasília).

E por fim, o Bauru superou o Brasília pelo placar elástico de 93 a 70, com Gui Deodato sendo o cestinha, com 22 pontos. Com o resultado, a equipe paulista segue 100% neste início de NBB, com duas vitórias em dois jogos. O próximo compromisso será nesta quinta-feira (18), contra o Cerrado, às 18h30 (de Brasília). 

Reveja: Unifacisa x Fortaleza – NBB

Mais em Basquete