Siga o OTD

Basquete

Alana aceita desafio no exterior após experiência na seleção

Armadora, indo para Espanha, revelou que já tinha como meta atuar na Europa, mas que a decisão se fortaleceu depois que foi convocada e atuou pelo Brasil

Alana Gonçalo Armadora Brasileira Basquete
Alana deseja ampliar sua visão de jogo nesta experiência no basquete espanhol (Fiba/AmeriCup)

A armadora Alana Gonçalo está de malas prontas para sua primeira experiência no basquete europeu. Fechada com o clube La Salle Melilla, da segunda divisão da Espanha, a atleta já tinha como objetivo de carreira atuar no exterior e esse desejo aumentou depois que vestiu a camisa da seleção brasileira. A oportunidade apareceu e ela aceitou o desafio com o intuito de elevar seu nível.

“Essa não é a minha primeira experiência internacional, pois joguei quatro anos nos Estados Unidos. Porém, é a primeira vez em um campeonato europeu, onde o basquete feminino é excelente. Vejo esse desafio como uma grande oportunidade para desenvolver o meu basquete e ampliar a minha visão em relação ao jogo”, relatou Alana em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

“Jogar na Europa sempre foi uma das minhas metas. É algo que tracei para minha carreira e a ideia de ir nesse ano se fortaleceu após a minha convocação. Jogando pelo Brasil eu vi que ter experiência internacional faz uma grande diferença”, ressaltou a armadora, que estreou pela seleção brasileira na conquista da medalha de bronze da AmeriCup 2019.

+ ‘Resolvi jogar mais um tempo pela seleção’, afirma Érika

Com 25 anos, Alana estava no Ituano Basquete, clube que disputa a LBF (Liga de Basquete Feminino). Quando ainda tinha idade para atuar nas categorias de base, a armadora vivenciou uma experiência no basquete universitário dos Estados Unidos, onde jogou por New Mexico Junior College e The University of Alabama.

Clube animado com nova fase

Alana Gonçalo Armadora Brasileira Basquete Europeu
Alana já havia traçado como meta jogar no basquete europeu (Fiba/AmeriCup)

Alana está com boas expectativas desta ida ao basquete espanhol e aposta na empolgação do Melilla, que vai debutar na segunda divisão. A armadora busca vivencia internacional que, até então, só havia tido no adulto quando vestiu a camisa da seleção brasileira na AmeriCup e no pré-olímpico Mundial.

+ Alex Garcia retorna ao Bauru Basket para mais uma temporada

“O clube participará pela primeira vez da L2 (divisão 2) do campeonato espanhol e estão muito animados com essa nova fase. Já começaram a fazer algumas outras contratações como a pivô Stevanovic, da Sérvia, que também confirmou a sua ida para a equipe. A minha expectativa é de fazer um grande campeonato e adquirir o máximo de experiência internacional”, destacou a brasileira.

Alana tem 1,67 m e é natural de São Paulo. Antes do Ituano Basquete, ela foi campeã do Campeonato Paulista, em 2018, vestindo a camisa do Santo André. Na temporada de 2019 da LBF, a atleta terminou a competição com média de 15 pontos, cinco assistências e quatro rebotes. No Melilla, terá como rival de posição espanhola Irene Mata.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Além de Alana e Stevanovic, o Melilla já tem em seu elenco a ala-armadora espanhola Conchi Satorre e a armadora Alexandria Kerr, dos Estados Unidos. Antes de estrear na seleção brasileira adulta, Alana somou outras participações com a camisa do Brasil e representou seu país nas categorias de base das equipes  sub-17, sub-18 e sub-19.  

Alana Gonçalo Armadora Brasileira Basquete Europeu
Alana vestiu a camisa da seleção brasileira no pré-olímpico Mundial (Fiba/Divulgação)

Mais em Basquete