Siga o OTD

Basquete

Alana fecha com time espanhol após boa temporada pela seleção

Alana Gonçalo, de 25 anos, acertou com o La Salle Melilla, da segunda divisão da Espanha

Americup feminina de basquete
Essa será a segunda experiência internacional de Alana e a primeira como atleta profissional (Fiba/AmeriCup)

A brasileira Alana Gonçalo, que estreou pela seleção brasileira na conquista da medalha de bronze da AmeriCup 2019, firmou vínculo com o clube La Salle Melilla, da segunda divisão da Espanha. Essa será a segunda experiência internacional e a primeira como profissional. Aaos 19 anos, ela teve uma passagem pelo basquete universitário dos Estados Unidos, onde defendeu a New Mexico Junior College e The University of Alabama.

+ Um mesmo esporte e dois mundos diferentes: NBB x LBF

Além do bronze na AmeriCup, a armadora Alana atuou pelo Brasil nos Pré-Olímpicos Continental e Mundial. A atleta, de 1,67 m, é natural de São Paulo e estava jogando pelo Ituano Basquete. Antes disso, ela foi campeã do Campeonato Paulista, em 2018, vestindo a camisa do Santo André. Na temporada de 2019 da LBF (Liga de Basquete Feminino), Alana terminou a competição com média de 15 pontos, cinco assistências e quatro rebotes.

Alana debutou na seleção adulta em 2019, porém, tem um histórico de participações com a camisa do Brasil. A armadora representou seu país nas categorias de base nos times sub-17, sub-18 e sub-19. No La Salle Melilla, a brasileira terá como rival de posição a armadora Irene Mata. Ela é a quarta estrangeira da equipe que, recentemente, contratou Bojana Stevanovic, Conchi Satorre e a própria Irene Mata.   

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A ex-atleta do Ituano Basquete não é a única a ir para a Europa. A armadora Débora Costa, que atua na mesma posição de Alana, será jogadora do Luleå Basket, da Suécia, a partir de setembro. Débora, titular da seleção brasileira, assinou com o clube sueco, campeão da edição de 2018/19 da Liga Basketettan, principal competição do país.

Confirmação da CBB (Confederação Brasileira de basquete)

Mais em Basquete