Siga o OTD

Basquete

NBA vota propostas de retorno da liga nesta quinta-feira

Os planos serão apresentados aos times pelos representantes da competição e a ideia é que o reinício dos jogos ocorra no dia 31 de julho

NBA Basquete
O Los Angeles Lakers é o primeiro colocado da Conferência Leste (NBA/Lakers)

O futuro da temporada 2019/20 da NBA será definido nesta quinta-feira (4). Os representantes da liga profissional de basquete dos Estados Unidos se reunirão com os times e apresentarão propostas para o retorno da competição, que foi paralisada no dia 11 de março devido à pandemia de coronavírus.

+ NBA autoriza equipes a chamarem estrangeiros de volta

Os times votarão pela escolha do melhor formato e a ideia é que o torneio volte a ser disputado no dia 31 de julho, com os jogos sendo realizados no complexo da Disney, em Orlando, na Flórida. Por enquanto, a proposta cotada como favorita para ser a vencedora reuniria 22 equipes em uma etapa de repescagem.

Essas 22 franquias disputariam oito jogos para determinar os classificados para os playoffs. Se aprovado, o plano teria 13 times da Conferência Oeste e nove da Leste indo para a Disney. O ponto de corte seria de no máximo seis jogos de diferença do oitavo colocado das duas divisões para as demais equipes que estão atrás.  

Cenário na disputa por vagas nos playoffs

NBA Basquete
Houston Rockets está na disputa por uma vaga na Conferência Oeste (Facebook/NBA)

Se este critério for escolhido, Milwaukee Bucks, Los Angeles Lakers, Toronto Raptors e Boston Celtics já estariam garantidos. Já Miami Heat, Indiana Pacers, Philadelphia 76ers, Los Angeles Clippers, Denver Nuggets, Utah Jazz, Oklahoma City Thunder e Houston Rockets estariam bem próximos da classificação.

+ Yago mostra personalidade e sonha com Olimpíada e NBA

O Dallas Mavericks teria praticamente a garantia de ida aos playoffs pelo Oeste e, para isso, teria de manter uma vantagem de sete jogos sobre o Memphis Grizzlies, oitavo colocado. Desta forma, Grizzlies, Portland Trail Blazers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Phoenix Suns estariam disputando a 8ª colocação no Oeste.

No leste, Washington Wizards está em nono lugar, com seis jogos atrás do Brooklyn Nets, o sétimo, e menos de cinco do Orlando Magic, o oitavo. Portanto, dentro do alcance para uma série de repescagem.

Pendências e data de encerramento

NBA Basquete
Milwaukee Bucks é o primeiro colocado da Conferência Leste (NBA/Bucks)

Ainda existem temas que podem ser alterados e outros assuntos que estão sendo negociados, como a porcentagem que os jogadores perderão de seus salários. Se 15% da temporada regular não for disputada, o que seria a estimativa atual da proposta favorita, os atletas perderiam cerca de US$ 610 milhões.

+ Após temporada consistente na Austrália, Didi acena para a NBA

Outra situação pendente é o que aconteceria com Charlotte Hornets, Chicago Bulls, Atlanta Hawks, Detroit Pistons, New York Knicks, Cleveland Cavaliers, Minnesota Timberwolves e Golden State Warriors. Essas oito equipes que teriam chances de disputar vaga na pós-temporada. Se a temporada 2020/21 não começar antes de dezembro, o que parece ser bastante provável, essas equipes poderão passar nove meses sem jogar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Se a proposta for a vencedora, a NBA terá que realizar partidas da fase regular, jogos da repescagem e disputas de uma pós-temporada completa até que seja definido o vencedor da temporada 2019/2020. A liga estaria trabalhando com a proposta de um eventual sétimo jogo da final no máximo no dia 12 de outubro.

Mais em Basquete