Siga o OTD

Basquete

Palestras de arbitragem chegam a 5 mil profissionais na pandemia

Dentre os temas, pré-partida, controle de jogo, linguagem não-corporal, tomadas de decisão e perfil de um oficial na visão de um coordenador de arbitragem

Crisitano Maranho arbitragem árbitro de basquete
Cristiano Maranho aprovou a iniciativa (divulgação/CBB)

O Departamento de Arbitragem da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) tem organizado uma série de palestras por meio de videoconferências durante o período da pandemia do novo coronavírus.

O projeto começou no dia 17 de abril e é voltado para os oficiais das federações que também fazem parte da LBF (Liga de Basquete Feminino) e LNB (Liga Nacional de Basquete). Até quarta-feira (27), foram 23 videoconferências e outras sete estão agendadas até o dia 11 de junho.

“Os temas abordados até o momento foram direcionados ao jogo, tais como: pré-partida, controle de jogo, linguagem não-corporal, momentos de tomadas de decisão, perfil de um oficial na visão de um coordenador de arbitragem. Nessa semana, falaremos sobre preparação física e na outra semana teremos profissionais falando sobre protocolos de oficiais de mesa, arbitragem 3×3 e arbitragem de basquete de cadeira de rodas na semana posterior”, explica Vander Lobosco Jr, coordenador da iniciativa.

As videoconferências são realizadas por meio de uma plataforma interna, que dá às federações estaduais acesso a conteúdos em vídeo, ao vivo ou não, fotos, textos e outros materiais. Desta forma, todas recebem o mesmo material balizador.

palestra videoconferência arbitragem pandemia basquete
(divulgação/CBB)

O árbitro internacional Cristiano Maranho aprovou a iniciativa. “É um momento ímpar. São muitas informações nessas palestras, de vários aspectos do jogo. É de suma importância, principalmente para a garotada nova que está buscando o seu espaço. Essa troca de experiência com os mais antigos. Foram muito boas para aprimorar a parte teórica”.

+ LeBron protesta contra morte de negro por policial branco

Além das videoconferências, o Departamento de Arbitragem da CBB participou de mais 10 ações para outras instituições voltadas ao Ensino à Distância, com federações nacionais e internacionais que convidaram a CBB para falar dos mais diversos temas.

Jose Anibal Carrion, instrutor em Porto Rico, falou sobre as palestras oferecidas na pandemia. “O melhor para mim dessa iniciativa: as perguntas, poder conhecer as pessoas, poder clarear ideias, seguir diferentes estratégias e pontos de vista para a minha caixa de ferramentas. Poder escutar todos os outros companheiros da elite falando e participando. A tecnologia nos aproximou”.

Média de 180 alunos por aula

Até aqui, a média de participação por videoconferência chega a 180 pessoas por aula. A intenção é que os oficiais recebam treinamento teórico de profissionais que, por orçamento ou agenda, seriam inviáveis de se ouvir no modelo presencial.

Nas atividades fora das palestras por videoconferências da CBB, a média chega a 1,2 mil pessoas. O objetivo é fazer com que o oficial saia melhor capacitado no final do confinamento, com temas de crescimento pessoal, e para isso os palestrantes recebem o tema e desenvolvem suas visões e experiências para que os oficiais possam ter melhor preparação para quando forem colocar em prática.

Basquete paulista depois da pandemia

A Federação Paulista de Basquete (FPB) publicou um protocolo com orientações e medidas de prevenção contra o novo coronavírus para que os jogos da modalidade possam retornar com segurança, quando isso for autorizado por autoridades públicas. As recomedações de proteção são voltadas a atletas, profissionais da modalidade e torcedores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O protocolo, publicado na quinta-feira (26) no site da entidade, estabelece uma série de condições para as competições possam ser realizadas nos ginásios dos clubes. Entre elas, o documento limita a presença de público à 30% da capacidade do ginásio. Os assentos individuais deverão estar demarcados com uma distância segura (não especificada) entre eles, evitando assim a probabilidade de transmissão do novo coronavírus.

Já os jogadores, árbitros e outros profissionais envolvidos na partida terão de usar máscaras. Caberá ainda ao clube mandatário providenciar álcool gel 70% para que fique à disposição dos oficiais de mesa e de quadra.

O Campeonato Paulista de Basquete costuma começar em agosto e é considerada a liga regional mais importante do país, tanto a disputa masculina, quanto a feminina. O protocolo da FPB não menciona datas e deixa claro que as orientações “não substituem nem sobrepõem as recomendações médicas e sanitárias estadual ou municipais”.

Na mesma quarta (26) o governo do estado de São Paulo prorrogou a quarentena até 15 de junho – inicialmente terminaria no próximo domingo (31) -, porém foi anunciado também que haverá flexibilização e volta da atividade econômica nas regiões menos afetadas pela pandemia.

Mais em Basquete