Siga o OTD

Basquete

Fiba divulga normas para volta do basquete com apoio da OMS

Os documentos foram produzidos pela entidade máxima da modalidade com objetivo de orientar as federações nacionais no reinício das atividades

FIBA Basquete Coronavírus
O documento foi elaborado por Peter Harcourt, presidente da Comissão Médica da FIBA (FIBA/Divulgação)

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) publicou nesta terça-feira (26) um manual de recomendações para orientar as federações nacionais em relação ao retorno do basquete. A modalidade e outros esportes foram paralisados ou cancelados devido à pandemia do coronavírus. A entidade responsável pela bola laranja teve a colaboração da OMS (Organização Mundial da Saúde) na produção dos documentos.  

+ Euroliga cancela temporada por causa do Coronavírus

“Nestes tempos difíceis, em nome da Comissão Médica da FIBA, gostaria de compartilhar nosso sincero apoio e solidariedade com a comunidade do basquete em todo o mundo. Testemunhei que a FIBA ​​tem trabalhado incansavelmente para garantir a saúde e a segurança das federações, jogadores, funcionários e outros parceiros nacionais”, disse Peter Harcourt, presidente da Comissão Médica da FIBA.

“Tenha certeza de que nossa Comissão Médica continuará trabalhando e colaborando estreitamente com a OMS e se esforçando para ajudar a FIBA ​​a proteger a comunidade do basquete da atual crise pandêmica baseada no conhecimento científico”, acrescentou.

+ Funcionário da CBB por 55 anos, Édio Alves morre de Covid-19

A entidade responsável pelo esporte da bola laranja ressalta que a publicação não pretende substituir as orientações e restrições de governos e autoridades de saúde. A ferramenta de avaliação dos riscos é um documento aberto e que será atualizado regularmente de acordo com as novidades em relação ao tema coronavírus.

Orientação para volta em ambiente seguro

FIBA Basquete Coronavírus
Andreas Zagklis, Secretário Geral da FIBA, fala em ambiente seguro para volta das competições (FIBA/Divulgação)

As diretrizes tem a finalidade de funcionar como um guia aos dirigentes que decidirem pelo retorno do basquete quando o coronavírus estiver sob controle. As regras e a ferramenta de avaliação de risco servirão como uma lista para verificar e garantir que qualquer decisão sobre competições se baseie em uma avaliação criteriosa para que a retomada seja bem-sucedida.

“Este conjunto de diretrizes será muito benéfico para a comunidade do basquete ao retornar ao jogo. Todos sentimos falta do esporte e a FIBA ​​continua comprometida em fornecer orientação para um ambiente seguro de ‘Volta ao basquete’”, destacou Andreas Zagklis, Secretário Geral da FIBA.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A FIBA criou em abril um grupo médico para tratar do assunto coronavírus. Peter Harcourt, presidente da Comissão Médica da FIBA, é um dos membros desse grupo. Integram também o vice-presidente, o diretor de medicina esportiva da NBA, o consultor sênior do diretor executivo da OMS, um professor de medicina da Universidade de Melbourne e o Diretor Médico do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Mais em Basquete