Siga o OTD

Basquete

NBA cogita voltar em julho com jogos em complexo da Disney

Orlando possui restrições leves e foi pouco afetado pelo Coronavírus. Complexo seria usado para jogos, treinos e estadia dos atletas

NBA - Complexo Disney - Coronavírus - Temporada
NBA pode retornar antes do fim de julho (Logan Riely/NBA/Divulgação)

À medida em que a pandemia de Coronavírus começa a, aparentemente, abrandar em alguns lugares do mundo, os grandes campeonatos começam igualmente a planejar seus retornos. A NBA está se movimentando nos bastidores para discutir os planos para os próximos meses e a retomada da temporada, que podem incluir sede única em um complexo da Disney.

A liga estaria em conversas com a Walt Disney Company sobre a retomada da temporada no seu complexo esportivo, o ESPN Wide World of Sports Complex, localizado em Orlando, na Flórida. O porta-voz da liga, Mike Bass, disse que o complexo poderia receber as equipes em julho e ser o local dos jogos, treinos e estadia dos jogadores.

+Trio brasileiro apoia o Vencemos Juntos e medidas da NBA

“A NBA, em conjunto com a Associação de Jogadores, está engajada em conversas com a Walt Disney Company sobre o reinício da temporada 2019-20 da NBA no final de julho no Disney World ESPN Wide World of Sports Complex, na Flórida, como um local único para os jogos, treinos e estadia”, explicou Bass.

NBA - Complexo da Disney - Coronavírus - retorno temporada
Complexo da Disney em Orlando (Divulgação)

A Flórida tem restrições mais leves contra o Coronavírus nos Estados Unidos, e Orlando não foi muito afetado pela pandemia. Assim, esportes juvenis, artes marciais mistas e lutas-livres profissionais já foram autorizados a retomar as atividades.

“Nossa prioridade continua sendo a saúde e a segurança de todos os envolvidos. Estamos trabalhando com especialistas em saúde pública e funcionários do governo para garantir, assim, que protocolos e proteções médicas apropriadas estejam em vigor”, completou Bass.

“Lugares estão se abrindo. Mas não vamos esquecer que o Coronavírus não é magicamente menos contagioso agora. O vírus em si não melhorou … fiquem seguros”, ponderou Malcolm Miller, do Toronto Raptors, nas redes sociais.

Retorno gradual

A NBA foi suspensa em 11 de março devido à pandemia de Coronavírus. A lista de jogadores que tiveram um resultado positivo chegou a 10 – nem todos foram identificados – e o comissário da liga, Adam Silver, disse no mês passado que o total era ainda mais alto.

Inúmeros cenários de retorno da temporada vêm sido trabalhado há várias semanas. No entanto, todos eles têm a ressalva de que os testes para Coronavírus seriam parte integrante de qualquer plano de retomada.

Segundo a ESPN americana, o Conselho Executivo da NBA se reunirá na próxima sexta-feira (29 de maio) para discutir, portanto, o reinício proposto e o novo cronograma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, a NBA está discutindo um plano de retomada passo a passo da temporada 2019-20, que inclui um período inicial de duas semanas de quarentena para os jogadores nas sedes das equipes. Na sequência, haveria de uma a duas semanas de exercícios individuais nas instalações de cada time. E por fim, de duas a três semanas de treinos propriamente ditos.

Especula-se, assim, que o comissário Adam Silver dará sinal verde ao retorno das partidas em junho, mas com a expectativa de que os jogos sejam retomados antes do final de julho.

Formato incerto

Ainda não está claro, no entanto, se a NBA jogará o restante de sua temporada regular ou se irá diretamente para os playoffs. O complexo em Orlando possui múltiplas arenas, o que possibilitaria a realização de jogos simultâneos.

NBA - Complexo da Disney - Coronavírus - retorno temporada
Complexo da Disney em Orlando (Divulgação)

As equipes ainda têm entre 15 e 19 jogos para completar a temporada regular. E apenas quatro times já se garantiram nos playoffs (Milwaukee Bucks, Los Angeles Clippers, Toronto Raptors e Boston Celtics).

Mais em Basquete