Siga o OTD

Basquete

Brasil vai disputar Pré-Olímpico no fim de junho de 2021

Federação Internacional de Basquete confirmou nesta quinta-feira as novas datas dos quatro torneios pré-olímpicos, que foram adiados pela pandemia do novo coronavírus

FIBA divulga data pré-olímpicos de basquete masculino
Seleção Brasileira masculina de basquete tenta a vaga em Tóquio (Divulgação FIBA)

Após discussões com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIBA ​​confirmou, nesta quinta-feira (14), que os pré-olímpicos ​​masculinos de basquete remarcados serão disputados de 29 de junho a 4 de julho de 2021. O Brasil vai jogar na Croácia diante de Tunísia, Alemanha, Rússia, México e dos donos da casa..

A FIBA ​​esteve envolvida em um processo de consulta com o COI sobre a viabilidade dos torneios. Foram considerados para a decisão a carga de trabalho dos jogadores, a preparação das equipes e os calendários das ligas nacionais. O COI aprovou as datas devido a esses fatores e também às circunstâncias extraordinárias que ocorreram com o reagendamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

FIBA suspende competições - coronavírus
Brasil disputa com Croácia, Tunísia, Alemanha, México e Rússia uma vaga em Tóquio através de um dos pré-olímpicos (Divulgação/FIBA)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os quatro torneios pré-olímpicos de basquete da FIBA ​​serão disputados no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia. No total, 24 seleções nacionais masculinas deverão competir nesses torneios de qualificação de seis equipes cada. Os classificados se juntam às oito seleções já garantidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O sorteio das chaves dos pré-olímpicos de basquete da FIBA ​​foi confirmado durante uma cerimônia na sede da FIBA, ​​no final de novembro de 2019. Os resultados do sorteio podem ser encontrados  aqui . 

Os vencedores dos quatro torneios se qualificarão para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Tabela do Brasil no Pré-Olímpico de basquete da FIBA

29 de junho – Brasil x Tunísia
30 de junho – Brasil x Croácia
1 de julho – Folga do Brasil
2 de julho – Folga geral
3 de julho – Semifinais
4 de julho – Final

Confira os grupos:

Belgrado – Sérvia
Grupo A – República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia
Grupo B – Porto Rico, Itália e Senegal

Kaunas – Lituânia
Grupo A – Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela
Grupo B – Polônia, Eslovênia e Angola

Split – Croácia
Grupo A – Alemanha, Rússia e México
Grupo B – Croácia, Brasil e Tunísia

Victoria – Canadá
Grupo A – Grécia, China e Canadá
Grupo B – Uruguai, República Tcheca e Turquia

Mais em Basquete