Siga o OTD

Basquete

Por decisão unânime, temporada 2019/2020 do NBB é cancelada

Clubes entenderam que a situação do controle da pandemia no Brasil impede a retomada do NBB 2019/2020

retorno da temporada do NBB será definido pelos clubes na próxima segunda - playoffs
Temporada do NBB 2019/2020 será encerrada sem um campeão (Foto: Beto Miller/Agência Corinthians)

A temporada 2019/2020 do NBB foi cancelada. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (4), após a realização de uma Assembleia Geral envolvendo as lideranças da Liga Nacional de Basquete e os dirigentes dos clubes feita de maneira remota. O torneio foi finalizado sem um campeão definido.

+ Japão prorroga estado de emergência até 31 de maio

A competição havia sido paralisada em 15 de março, por conta da pandemia do coronavírus, quando a disputa ainda se encontrava na fase de classificação. Após a paralisação, os clubes concordaram por encerrar a disputa da primeira fase e disputar o torneio diretamente dos playoffs, caso a competição fosse retomada.

No entanto, a situação envolvendo o novo vírus no planeta acabou não melhorando no tempo esperado e as consequências já começavam a aparecer no torneio. O Bauru, por exemplo, desistiu de continuar na disputa do NBB pelos impactos causados pela quarentena. Já o Pinheiros demitiu todo o seu elenco de atletas profissional.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Apesar do anúncio do encerramento da temporada, a LNB possuía um projeto baseado numa bateria de testes para COVID -19 e isolamento dos atletas para a continuação do NBB. No entanto, os clubes decidiram, de forma unânime, pelo encerramento da temporada. Todos entenderam que a atual situação do controle da pandemia no Brasil não é segura.

Em nota, a entidade explica ainda que neste momento, a contaminação do COVID-19 está em diferentes estágios em cada estado brasileiro. Assim, ocorre um impacto direto na primeira etapa do projeto de retomada do NBB: o início dos treinamentos.

Vagas para torneios internacionais

A classificação final da fase regular da temporada 2019/2020 será mantida para defini quais equipes irão representar o Brasil nas competições internacionais na próxima temporada. Tanto Baskteball Champions League Americas quanto a Liga Sul-Americana ainda não definiram quantos times brasileiros serão convidados para cada disputa.

“Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.

Mais em Basquete