Siga o OTD

Basquete

FIBA anuncia nova data do Pré-Olímpico e atualiza calendário

Torneio que decidirá últimos classificados para Tóquio acontecerá entre os dias 22 de junho e 4 de julho de 2021.

Seleção Brasileira masculina de basquete pré olímpico de basquete
Brasil está no grupo com a Croácia e Tunísia (Divulgação/CBB)

A nova data do Pré-Olímpico de basquete masculino foi divulgada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) nesta quinta-feira (9). Ela veio em meio à atualização do calendário mundial da modalidade, que precisou ser modificado diante da pandemia do novo coronavírus.

Sendo assim, a janela para a disputa do Pré-Olímpico de basquete será entre os dias 22 de junho a 4 de julho de 2021. A FIBA também deixou claro que a nova data exata ainda dependem de confirmação junto ao Comitê Olímpico Internacional.

Além disso, a entidade não comentou se haverá alteração nas cidades sede dos torneios. A seleção brasileira de basquete masculino está garantida no torneio de Split, na Croácia, no grupo B da mini-chave, ao lado da Tunísia e dos anfitriões.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No outro grupo da mini-chave estão Alemanha, México e Rússia. Os dois melhores de cada mini-chave avançam para as semifinais, sendo que apenas o campeão conquista uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020.

Adequação do calendário

Além do Pré-Olímpico de basquete, a FIBA também divulgou alterações em outras competições do seu calendário para os próximos anos.

A Copa América feminina foi marcada para os dias 20 a 27 de junho de 2021, bem próximo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que foram remarcados para 2021 por conta do coronavírus, e terão o torneio de basquete ocorrendo entre 23 de julho a 8 de agosto. Já a Copa América masculina, que aconteceria no ano que vem, será jogada entre 1º a 18 de setembro de 2022.

Por fim, a FIBA divulgou ainda a nova data da janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo masculina de 2023, com sede no Japão (Okinawa), Filipinas (Manila) e Indonésia (Jacarta).

A primeira será jogada em novembro de 2021 e a última acontece em fevereiro de 2023. O torneio classificatório terá 80 seleções em busca de 32 vagas, repetindo todo o formato da Copa do Mundo da China, em 2019.

+Em quarentena, Betinho treina com os pais e relembra feitos

A Copa do Mundo seguirá no próximo ciclo olímpico como uma grande oportunidade de classificação olímpica, distribuindo sete vagas para o torneio de 2024. A França, país sede dos Jogos, tem vaga garantida.

As outras quatro vagas para a Olimpíada após Tóquio 2020 serão decididas pelos Pré-Olímpicos Mundiais. Via Copa do Mundo, serão duas vagas para as Américas, duas para a Europa, uma para África, outra para Ásia e uma para a Oceania.

Mais em Basquete