Siga o OTD

Basquete

Paulista de basquete: título de Franca passa quase despercebido

Muita gente pode até não saber, mas nesta última quarta-feira foi encerrado o Campeonato Paulista masculino de basquete. E confirmando o favoritismo, o Franca superou novamente o São Bernardo/Ulbra e venceu por 76 a 75, fechando a série decisiva em 3 a 0. Foi o 11º título paulista da história do Franca, a equipe de maior tradição do basquete brasileiro.

Pena, porém, que as façanhas do Franca sejam praticamente ignoradas pelo grande público. Na verdade, o basquete hoje vive de esporádicos momentos de exposição da grande mídia. Manchete de capa de jornal, só mesmo no Diário da Franca, cuja capa está reproduzida aqui ao lado. Aliás, nada mais lógico que o jornal da cidade enalteça seu principal produto de divulgação, depois dos sapatos.

Falo isso com consciência tranqüila. O Diário de S. Paulo fez um cobertura decente, abre de página e com direito a foto. Não vi os outros jornais do dia, imagino que tenham feito também. A Folha, pelo menos na edição que tenho em minha casa, sequer fez uma citação.

A verdade é que o basquete hoje não “dá matéria”, como se diz no jargão jornalístico. A menos que seja para falar de dramas como a doença de Nenê Hilário ou sobre os fiascos da seleção masculina, o basquete se resume a notas de colunões, e olhe lá. Não faz muito tempo, não apenas as finais mas todo o Paulista de basquete atraia atenção total da imprensa. Era pauta obrigatória. Hoje em dia, cobre-se apenas o jogo final e mesmo assim, se for em São Paulo ou na grande São Paulo. Viajar para o interior, nem pensar.

Acham que estou exagerando? No último domingo, o repórter Fernão Ketelhuth, do Diário, estave em São Bernardo para acompanhar a semifinal entre São Bernardo e Catanduva, que venceu por 85 a 76 e se classificou para pegar o Ourinhos na decisão. Sabem quantos outros jornalistas estavam presentes além do Fernão? Nenhum!

Mais em Basquete