Siga o OTD

Basquete

Com finais canceladas, título da NBL fica com os Perth Wildcats

Com a recusa do Sydney Kings em seguir na disputa, NBL decide conceder o título da temporada para Perth Wildcats, adversário da final inacabada

Jogadores do Perth Wildcats celebram o título da NBL 2019/2020 - Foto: Reprodução/Facebook

O Perth Wildcats foi declarado campeão da National Basketball League (NBL) dois dias após o cancelamento da série final, motivado pela recusa do Sydney Kings em seguir na disputa da competição em meio à pandemia de coronavírus.

Perth liderava a série final melhor de cinco jogos por 2 a 1 e jogaria em casa na noite de sexta-feira (20), quando a NBL encerrou a temporada após a recusa dos Kings

Os Kings, time do brasileiro Didi Louzada, lideraram a temporada regular do início ao fim. O clube acreditava ter o direito de reivindicar o título, porque a decisão de não ir a Perth se baseava em restrições de viagem e medidas de distanciamento social impostas pelo governo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Por outro lado, o proprietário da NBL, Larry Kestelman, disse nesta quinta-feira (19) que respeitava a decisão da equipe de Sydney, com base na saúde e no bem-estar dos jogadores, mas que precisava haver um campeão.

“No final de uma temporada de 135 jogos, incluindo seis jogos de semifinal e três da série final com Perth liderando por 2 a 1, ficamos com a decisão de definir um campeão depois de uma das maiores e melhores temporadas da história”, afirmou.

O comissário da NBL, Jeremy Loeliger, disse que a decisão foi tomada após o conselho dos diretores da NBL, do órgão internacional de basquete e de consultores jurídicos externos, com base no manual de operações da liga, que trata de jogos cancelados devido às circunstâncias imprevistas.

“Concluímos que há apenas um resultado que é mais apropriado nas circunstâncias”, disse ele. “Consequentemente, os campeões da temporada 2019-2020 da NBL são os Wildcats de Perth.”

Foi o décimo título da NBL conquistado por Perth e a terceira vez como campeões consecutivos.

Mais em Basquete