Siga o OTD

Basquete

Após melhora em lesão, Alexey pode retomar trabalhos técnicos

Armador do Mogi lesionou o menisco em outubro do ano passado e precisou ficar três meses de molho; treinos com bola, no entanto, ainda não estão permitidos

Antes da lesão, Alexey era um dos principais destaques desta temporada do NBB CAIXA (Suelenn Ladessa/Mogi Basquete)
Antes da lesão Alexey era um dos principais destaques no NBB (Suelenn Ladessa/Mogi Basquete)

O armador Alexey Borges, do Mogi das Cruzes, vai retornar gradativamente aos treinos da equipe após apresentar uma boa melhora em seu quadro de lesão. Destaque no início desta temporada do NBB, o atleta lesionou o menisco do joelho esquerdo durante uma partida da Champions League em outubro de 2019, contra o San Lorenzo.

Inicialmente, o clube esperava que o jogador fosse desfalque por até 20 dias após sofrer a lesão, mas esta expectativa logo foi frustrada. Depois de ter realizado uma artroscopia (cirurgia que avalia a extensão do trauma através da introdução de uma câmera na articulação) e ter a ruptura de seu menisco suturada, Alexey teve de esperar um período de três meses para cicatrização e reabilitação.

Nesta semana, o armador realizou uma nova avaliação isocinética para mensurar a potência muscular e apresentou uma boa evolução em relação ao exame feito há 15 dias.

https://www.instagram.com/p/B4kSsHmHw2U/?utm_source=ig_embed

O procedimento, realizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, é um dos parâmetros para o retorno às atividades. Seu excelente resultado já permite que o atleta inicie um trabalho gradativo com a equipe do Mogi das Cruzes.

Apesar disso, Alexey terá de esperar mais um pouco para os treinos cinco contra cinco. Isso porque, de acordo com o médico e chefe da equipe de cirurgia do joelho do IMOT (Instituto Mogiano de Ortopedia e Traumatologia), Marcos Nali, o tempo total de cicatrização do menisco é de no mínimo quatro meses – já se passaram três.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“No exame físico, ele se encontra sem dor, sem derrame e com o joelho estável. Vai iniciar um retorno gradativo, com solicitação progressiva, iniciando treinos táticos para observar o comportamento e depois passar para o cinco contra cinco. Já solicitamos uma nova ressonância para avaliação. É importante salientar que quanto maior o tempo de recuperação, maior será a segurança de cicatrização. Até o momento, a recuperação está excelente, mas devemos ser prudentes”, explicou.

Com  médias de 18,0 pontos, 6.7 rebotes e 6.3 assistências por jogo, Alexey teve a sua falta bastante sentida pelos seus companheiros de time e torcida. Assim, o seu retorno, ainda que progressivo, é uma excelente notícia para o técnico Guerrinha.

“Ainda não estaremos completos, mas ele vai nos ajudar bastante, principalmente nos últimos ataques. É um jogador a mais de decisão e que estava fazendo uma temporada fantástica antes de se machucar”, destacou o treinador.

Outros desfalques

Além de Alexey, Guerrinha tem mais dois jogadores afastados por lesão. O ala/pivô Luís Gruber, que rompeu o ligamento do joelho no dia 15 de janeiro, passou por cirurgia e só voltará às quadras na próxima temporada. E o armador Lucas Lacerda teve uma fratura no pé esquerdo e deve ficar afastado até, pelo menos, o início de abril.

Mais em Basquete