Siga o OTD

Basquete

Petrovic sobre jogos com Uruguai: “Importantes para o futuro”

O primeiro dos dois duelos com o Uruguai será no dia 21, às 19h30, em São José dos Pinhais-PR

Aleksandar Petrovic técnico da seleção brasileira de basquete masculino mundial guy peixoto cbb
(Foto: Divulgação/FIBA)

O ano começa no próximo domingo para a Seleção Brasileira masculina de basquete. Com uma equipe recheada de jovens valores que atuam na Liga Nacional de Basquete, além de nomes como Rafa Luz, o Brasil inicia a temporada com dois duelos diante do Uruguai, pelas Eliminatórias da AmeriCup 2021. O primeiro confronto será no dia 21, às 19h30 (de Brasília), em São José dos Pinhais-PR. E o segundo, no dia 24, em Montevidéu, no Uruguai.

Para o técnico Aleksandar Petrovic, os jogos são muito importantes para o futuro do basquete brasileiro. E ele não fala do resultado da partida em si. E sim das observações que fará pensando em médio-longo prazo para a Seleção Brasileira.

+ SIGA O OTD OFICIAL NO TWITTER

“Os jogos são importantes nem tanto pelo resultado, mas necessitamos ver como alguns jogadores que atuam no Brasil, quem pode no futuro dar ótimos resultados pensando em Pré-Olímpico ou depois na Copa América. Em um grupo onde três se classificam, com Paraguai, Uruguai e Panamá, não teremos muitos problemas para nos classificarmos. Na seleção cada um tem algo para demonstrar. Se trata de dois tipos de jogos diferentes, no clube e na seleção”, analisou Petrovic.

Para explicar melhor sua posição, Petrovic deu o exemplo de Georginho, um dos destaques da LNB na temporada, e convocado como um dos armadores para os jogos contra o Uruguai.

“O Georginho, no São Paulo, tem jogado 40 minutos. Não terá isso na seleção. É importante que aproveite seus 25 minutos com 100% de agressividade e velocidade. É um jogador que pode fazer a diferença para o basquete do Brasil. É preciso ver como se comportam com a seleção. Não é a mesma coisa jogar pelo clube e pela seleção”, frisou o técnico.

Os jogadores se apresentam no domingo, em Pinhais, e treinam em dois períodos até o dia 21, quando jogam a primeira partida do ano, no Ginásio Max Rosenmann.

As eliminatórias da Copa América dividem 12 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá. Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. E duelo fora de casa em fevereiro de 2021 contra os mesmos rivais. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

Mais em Basquete