Siga o OTD

Basquete

Scott Machado faz duplo-duplo em vitória dos Taipans na NBL

Scott Machado faz duplo-duplo em vitória dos Taipans e bate recorde de asssitências na temporada da NBL

Scott Machado é destaque do Cairns Taipans na NBL
(divulgação/Cairns Taipans/arquivo)

O brasileiro Scott Machado saiu de quadra com um duplo-duplo na rodada de sexta (31) pela NBL, a liga australiana de basquete. Apesar de atuar cerca de sete minutos menos que a média, foi o único com dois dígitos em dois fundamentos na vitória do Cairns Taipans sobre o Illawarra Hawks por 99 a 75.

Scott Machado foi o garçom do duelo, dando dez das 19 assistências de toda a equipe. Depois dele quem mais serviu os companheiros foram Darington Hobson e Sunday Dech, ambos dos Hawks, com quatro cada.

Com o desempenho, o brasileiro chegou a 200 passes para pontos nessa temporada, batendo recorde anterior de Cedric Jackson.

Scott Machado ainda marcou 12 pontos, metendo duas em três tentativas de fora. O cestinha foi Dj Newbill, atleta dos Hawks nascido nos Estados Unidos, com 20 pontos.

Antes da partida o brasileiro fez uma homenagem a Kobe Bryant usando a camisa 8 no aquecimento. Machado jogou pelo Los Angeles Lakers, time em que o lendário jogador defendeu em toda a carreira, boa parte dela carregando o 8 nas costas. No início do jogo, todos os atletas prestaram reverência ao atleta, morto no último dia 26 (assista abaixo).

Scott Machado homenageia Kobe Bryant antes de jogo do Cairns Taipans pela NBL
(Twitter/Cairns Taipans)

O brasileiro ficou em quadra menos do que a média dele na NBL. Foram 26min36 contra 33min20. No segundo tempo, que seu time começou vencendo por 57 a 40, ele atuou apenas cerca de dez minutos.

No terceiro quarto ele saiu quando faltavam 4min13 e só voltou no início do quarto período, deixando a quadra a 6min32 do fim, com o Cairns Taipans vencendo por 27 pontos. Na NBL cada período tem dez minutos.

Caça aos líderes

A vitória manteve o Cairns Taipans na caça aos dois primeiros colocados na NBL, pois o líder Sydney Kings, do brasileiro Didi Louzada, e o Perth Wildcats também ganharam. Os três já jogaram 25 vezes, com 18 vitórias para os Kings, 16 para os Wildcats e agora 15 para o time de Scott Machado.

Líder e vice-líder encontram-se na próxima rodada, neste sábado (1º), na casa dos Wildcats. O Cairns Taipans pega fora de casa o Adelaide 36ers, que tem 11 vitórias e 14 derrotas na NBL, no dia 8.

Kobe Bryant

Como realizado em diversas partes do mundo, o jogo entre Cairns Taipans e Illawarra Hawks homenageou Kobe Bryant, com os atletas forçando a violação de 24 segundos na primeira posse de bola.

Além de vestir a 8, Kobe Bryant jogou com a camisa 24, ambos os números imortalizados pelo Los Angeles Lakers na ocasião da aposentadoria do lendário jogador.

Curiosamente, a partida terminou com 24 pontos de vantagem para os Cairn Taipans, a maior da equipe de Scott Machado na temporada.

Kobe morreu no último dia 26 vítima de um acidente de helicóptero em Los Angeles, que levou também sua filha Gianna, de 13 anos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete