Siga o OTD

Basquete

Copa Super 8 terá início neste sábado com São Paulo e Minas

Torneio Copa Super 8 que dá ao campeão uma vaga na Champions League Américas começará neste sábado

João Pires / LNB

Vai começar a Copa Super 8. Na tarde deste sábado (04), o torneio de mata-mata que dá ao campeão uma vaga na próxima Basketball Champions League Américas começará com o duelo entre São Paulo FC (3º) x Minas Tênis Clube (6º), no Ginásio do Morumbi, às 12h50, ao vivo na Band.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No sábado ainda acontecerá outro confronto das quartas de final do Super 8: Sesi Franca Basquete (2º) x Unifacisa (7º), no Ginásio Pedrocão, às 20 horas, com transmissão ao vivo do Fox Sports. Os vencedores desses dois duelos farão uma das semifinais.

Já no domingo (05) serão realizados os dois outros confrontos das quartas: Mogi das Cruzes Basquete (4º) x EC Pinheiros (5º), no Hugo Ramos, às 15h30, e o clássico entre Flamengo (1º) x Corinthians (8º), na Arena Carioca 1. Ambos os duelos serão transmitidos ao vivo no Facebook do NBB.

Pelo segundo ano consecutivo a Copa Super 8 terá 100% de transmissões. Além dos jogos ao vivo das quartas, as semifinais serão transmitidas ao vivo por Fox Sports e Facebook. Já a grande final será exibida ao vivo na Band e no Fox Sports no dia 11 de janeiro (sábado).

Em um mata-mata de jogo único, os mínimos detalhes podem ser decisivos e os oito técnicos estão cientes disso. Confira o que eles disseram sobre as partidas das quartas da Copa Super 8:

São Paulo (3º) x Minas (6°) – Sábado,  12h50

Georginho de um lado, Leandrinho do outro. Várias estrelas. Morumbi lotado e transmissão da Band, a partir das 12h50 deste sábado (04). Os ingredientes do jogaço do primeiro turno do NBB foram repetidos, com uma pitada a mais de emoção, já que agora é mata-mata. Derrotado por 78 a 75 naquela ocasião, o São Paulo entrará em quadra com clima de revanche, contra um Minas que tem crescido na temporada.

– Cláudio Mortari (técnico do São Paulo):

“O Super 8 é muito importante para o São Paulo, já que é a primeira oportunidade que nós temos para classificar para uma competição internacional. Sabemos da dificuldade das quartas de final, pois a equipe do Minas é extremamente experiente, com jogadores titulares de Seleção Brasileira”.

– Léo Costa (técnico do Minas):

“A expectativa é de um jogo muito disputado, assim como a primeira partida entre a gente no primeiro turno. A equipe do São Paulo tem bastante qualidade e joga em casa ao lado de sua torcida, que deve lotar o ginásio. Mas a nossa equipe vem evoluindo na competição e é muito experiente. Temos crescido de produção em jogos importantes. Acredito que faremos uma grande partida”.

Sesi Franca Basquete (2º) x Unifacisa (7º) – Sábado, 20h

Classificada na última rodada do primeiro turno, a surpresa do NBB também quer aprontar no Super 8. No histórico Pedrocão, a Unifacisa disputará a vaga na seminal com a equipe de Franca, que tem experiência de sobra em jogos decisivos. O segundo jogo do sábado será transmitido ao vivo pelo Fox Sports, às 20 horas.

– Helinho Garcia (técnico do Franca):

“Acredito que o nosso confronto contra a Unifacisa será dificílimo, assim como todos os outros jogos do NBB, tendo em vista o equilíbrio que foi mostrado nesse primeiro turno. Eles contam com jogadores que têm se destacado em quesitos importantes do jogo além da pontuação. Por isso estamos focados em ter a consistência defensiva dos últimos jogos para buscar a vitória e a passagem para a semifinal do Super 8”.

– Felipe Santana (técnico da Unifacisa):

“Sabemos da qualidade de equipe de Franca. Nos últimos dois anos chegaram às finais em todos os campeonatos que disputaram, vencendo alguns deles inclusive. É o tipo de equipe que você não pode ‘desligar’ em nenhum momento. No primeiro turno jogamos contra eles no Pedrocão e nos momentos que desconectamos eles souberam aproveitar e nos castigaram, principalmente com rebotes e transições. Por isso, se queremos sair com um resultado positivo, entre outros fatores, devemos estar focados durante toda a partida”.

“Nossa equipe vem de uma boa sequência, vencendo quatro das últimas cinco partidas, e cada vez aumentando mais a consistência e a jogabilidade. Temos que ter o controle do jogo, mesmo que isso não se conclua em pontos, ou mesmo que não consigamos anular inteiramente a ofensiva adversária, a ideia é estar no controle e colocar o adversário nas situações em que nós queremos, e não o contrário”, completou Felipe Santana.

Mogi das Cruzes (4º) x Pinheiros (5º) – Domingo, 15h30

Apesar dos desfalques de Alexey e Fúlvio, Mogi tem mantido o bom rendimento no NBB. Liderada por André Goes no último mês, a equipe tem a melhor campanha como mandante (6V-1D) entre todos os times do Super 8. Do outro lado, o Pinheiros só perdeu uma partida fora de casa no primeiro turno e conta com o poder de decisão de Bennett, Dawkins e Betinho para avançar às semifinais. Primeira decisão do domingo (05/01), a partida começa às 15h30, ao vivo no Facebook do NBB.

– Guerrinha (técnico do Mogi):

“Se quando você joga com o 12º ou 13º colocado do NBB já é complicado, imagina então um torneio entre os oito melhores. É um uma data atípica, a volta do Ano Novo, e a gente espera ter o mesmo foco do final do primeiro turno. O Pinheiros é um adversário experiente, com jogadores decisivos. Temos condições de avançar para a semifinal, mas antes de tudo precisamos estar muito focados”.

– César Guidetti (EC Pinheiros):

“Não é fácil entrar no Super 8 porque o NBB está a cada ano mais competitivo. Nos esforçamos para buscar a classificação e iremos com tudo, para surpreender. Vamos enfrentar um time que está jogando muito bem e que vem de duas vitórias seguidas. O Super 8 é um momento especial da temporada. Espero que Pinheiros e Mogi façam um grande jogo”.

Flamengo (1º) x Corinthians (8º) – Domingo, 18h

Flamengo e Corinthians começarão 2020 do jeito que terminaram 2019: com uma clássico eletrizante. Líder isolado do NBB (13V-2D), o rubro-negro defende o título da Copa Super 8, enquanto o Corinthians busca chegar à terceira final na temporada, mas dessa vez saindo com o troféu de campeão. O último confronto das quartas de final começa às 18h deste domingo (05/01), ao vivo no Facebook do NBB.

– Gustavo De Conti (técnico do Flamengo):

“Jogo duro. São duas grandes equipes, que foram montadas para disputar títulos. São ótimos jogadores, inclusive com ótimos jogadores internacionais e com certeza será muito equilibrado”, afirmou o técnico do Flamengo, Gustavo de Conti, atual campeão da Copa Super 8.

– Bruno Savignani (técnico do Corinthians):

“Vai ser um grande jogo, como a gente pôde ver nessa última partida do ano. O Flamengo é o líder do NBB, mas a gente também tem certeza que podemos jogar de igual para igual com qualquer adversário. Sem dúvidas vai ser uma partida bem estudada e bem jogada porque são duas equipes de qualidade”.

Análise de Bruno Laurence e Guilherme Maia sobre os confrontos da Copa Super 8:

O que é a Copa Super 8?

A Copa Super 8 é um torneio que reúne os oito melhores times do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata que dá ao campeão uma vaga na próxima edição da Basketball Champions League Américas, principal competição continental de basquete das Américas.

O torneio é realizado em formato de mata-mata, com sete partidas eliminatórias (quartas de final, semifinal e final) realizadas na casa do time de melhor campanha naquele confronto. Os cruzamentos das quartas de final seguem a seguinte ordem: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º.

Na temporada passada, o Flamengo foi o campeão da Copa Super 8 ao vencer o Sesi Franca Basquete na grande decisão, em pleno Pedrocão lotado, por 79 a 75. Com isso, se classificou para a Basketball Champions League Américas deste ano.

Calendário dos confrontos da Copa Super 8:

– Quartas de final

04/01 (Sábado)
12h50 – São Paulo FC (3º) x Minas Tênis Clube (6º) – Ginásio do Morumbi – ao vivo na Band
20h – Sesi Franca Basquete (2º) x Unifacisa (7º) – Ginásio Pedrocão – ao vivo no Fox Sports

05/01 (Domingo)

15h30 – Mogi das Cruzes Basquete (4º) x (5º) EC Pinheiros – Ginásio Hugo Ramos – ao vivo no Facebook do NBB CAIXA
18h – Flamengo (1º) x Corinthians (8º) – Arena Carioca 1 – ao vivo no Facebook do NBB CAIXA

– Semifinal: ao vivo no Fox Sports e no Facebook

07/01 (Terça-feira)
20h – Vencedor 1 x Vencedor 2

08/01 (Quarta-feira)
20h – Vencedor 3 x Vencedor 4

– Final

11/01 (Sábado)

12h50 – Vencedores das Semis – ao vivo na Band e no Fox Sports

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete