Siga o OTD

Basquete

Copa Super 8: Paulistano cai para o lanterna Pato e se complica

Quatro times brigam pelas últimas três vagas na Copa Super 8. Disputa começou com derrota do Paulistano e segue neste fim de semana

Em casa, Paulistano vira para cima do Minas no NBB - Copa Super 8
Foto: Guilherme Silva

A disputa pelas últimas três vagas para a Copa Super 8 começou com tudo nesta sexta-feira. Quatro times estão no páreo e entram em quadra neste fim de semana para definir seus futuros, começando pelo Paulistano. Nesta sexta-feira, abrindo a última rodada do primeiro turno do NBB, a equipe paulista foi surpreendida e perdeu em casa para o Pato, lanterna da competição, por 74 a 96.

Yago, do Paulistano, e Thornton, do Pato, empataram como os maiores pontuadores da partida, com 18 pontos cada. Thornton foi ainda o líder em rebotes, com nove, e deu quatro assistências.

Com o resultado, o Paulistano não afasta a má fase e perde a terceira consecutiva, a sétima nos 15 jogos disputados até aqui. O Pato, por sua vez, conquista apenas seu segundo triunfo na temporada e vai terminar o ano com dois resultados positivos seguidos, apesar de se manter na última colocação.

+ Confira tabela completa do NBB

Assim, o Paulistano se complica na briga pela classificação para a Copa Super 8. A derrota faz com que a equipe caia para a nona colocação, onde vai dormir nesta sexta-feira. Apesar disso, o time ainda aguarda a definição da rodada para saber se vai conseguir ficar entre os oito primeiros ou não. Para tanto, precisa torcer por uma derrota do Corinthians e do Minas.

Corinthians, Minas, além da Unifacisa, são justamente os times que ainda brigam pelas últimas vagas na Copa Super 8. Corinthians e Unifacisa entram em ação neste sábado, contra o líder Flamengo e o Basquete Cearense, respectivamente, enquanto o Minas encerra a primeira metade do NBB neste domingo diante do Brasília.

Lembrando que a classificação final do turno serve também para definir os duelos da Copa Super 8: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

+Saiba tudo sobre disputa das vagas remanescentes na Copa Super 8

Já classificado, Pinheiros perde para Botafogo

Copa Super 8
(Foto: FotoJump)

No segundo jogo da noite, o Pinheiros entrou em quadra já garantido entre os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB. Apesar disso, a equipe ainda corria o risco de perder posições e pegar um chaveamento pior na Copa Super 8. E acabou derrotada em casa pelo Botafogo por 92 a 98.

Arthur, do Botafogo, terminou como o cestinha da partida, com 24 pontos, cinco rebotes e seis assistências. Lucas Mariano (23 pontos), Coelho (19 pontos e 8 assistências) e Jamaal (11 pontos e 8 assistências) também se destacaram na vitória alvinegra. Betinho (21 pontos) e Dawkins (18) foram os principais pontuadores do Pinheiros.

Assim, o Pinheiros perde pela primeira vez depois de uma sequência de cinco vitórias e se mantém na quinta colocação, onde tem 75% de chance de terminar o turno.

O Botafogo, por sua vez, o Botafogo chegou à sétima vitória em 15 jogos e termina a primeira metade da temporada do NBB na décima colocação da tabela.

A Copa Super 8

A Copa Super-8 foi criada para ser uma espécie de intertemporada para o segundo turno do NBB. Os oito primeiros colocados da primeira medata da competição nacional disputam o torneio e campeão ganha uma vaga na Liga das Américas.

A segunda edição da competição 8 está prevista para acontecer de 4 a 11 de janeiro, enquanto o NBB retorna no dia 13 de janeiro com a partida entre Brasília x Pato.

Mais em Basquete