Siga o OTD

Basquete

Franca e Flamengo estão na próxima fase da Champions

Franca x Aguada - Foto: Divulgação/ FIBA
Foto: Divulgação/ FIBA

A fase de grupos da Champions League Americas de basquete encerrou-se na noite desta sexta-feira (20) e Franca Basquete e Flamengo garantiram suas classificações para a próxima fase do torneio. O Franca foi até o Uruguai encarar o Aguada e venceu com facilidade por 50 a 88. O Flamengo encarou o Instituto, da Argentina, dentro de casa e, depois de passar sufoco no final, conseguiu vencer o adversário por 81 a 76.

Aguada x Franca Basquete

O Sesi Franca Basquete está nos playoffs da Champions League Américas 2019. A classificação veio após a vitória maiúscula diante do Aguada (URU), por 88 a 50, no Ginásio Palacio Peñarol, em Montevidéu.

Com o resultado positivo no Uruguai, a equipe francana terminou a fase regular com duas vitórias em quatro jogos e garantiu a segunda vaga do Grupo B para as quartas de final, ao lado do Quimsa, da Argentina, que ficou com três triunfos e uma derrota.

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA CHAMPIONS LEAGUE AMERICAS

“Estou extremamente feliz pela vitória e a classificação entre os oito melhores times da América. A equipe sabia que passava por um momento turbulento, mas nunca perdeu a força do trabalho, a união do grupo e a humildade de reconhecer o que deveria melhorar. Isso nos deu uma baita vitória contra um time forte, que, inclusive, venceu o Quimsa. Agora é comemorar o resultado e nos preparar ainda mais para a próxima fase”, afirmou o comandante Helinho Garcia.

David Jackson foi o protagonista da partida. Autor de 21 pontos, três rebotes e cinco assistências, o camisa 32 saiu de quadra como o atleta mais eficiente da noite. Rafael Hettsheimeir, com 19 tentos e cinco ressaltos, também apareceu com destaque pelo time brasileiro.

O rival do Sesi Franca Basquete nas quartas de final será o San Lorenzo, campeão das duas últimas edições da Liga das Américas.    

Flamengo x Instituto

Em busca da liderança do Grupo C da Champions League Americas, o Flamengo venceu o Instituto de Córdoba (ARG) por 81 a 76, na Arena Carioca 1.

A partida começou bastante equilibrada, com as duas equipes buscando as jogadas de penetração no garrafão. Bem na defesa, o Flamengo conseguia conter os avanços dos argentinos e não dava espaços para as tentativas de arremessos. No ataque, Franco Balbi comandava as ações, armando as jogadas e acertando bolas de três. A equipe carioca terminou o primeiro quarto vencendo por 21 a 10. 

(Foto: Divulgação/FIBA)

O Flamengo manteve a mesma intensidade no início do segundo período. Balbi e Olivinha, muito bem na partida, eram os destaques do Mengão. Com uma defesa forte e o rubro-negro manteve o controle do jogo e fechou o quarto em 42 a 36.

Na volta do intervalo, o Instituto reagiu e encostou no placar. Mas no final do quarto, Balbi e Olivinha acertaram importantes arremessos de três pontos e ajudaram o Flamengo a retomar a vantagem. No final do período, a vantagem rubro-negra era de 12 pontos (69 x 57).

No último quarto, o time argentino encostou no placar mais uma vez e incendiou a partida. A diferença, antes tão grande, caiu para apenas 1 ponto (72 x 71) e os adversários pressionavam atrás da virada. Mas o Flamengo não deixou o Instituto reagir, administrou bem o placar e consegiu fechar a partida em vantagem: final, 81 a 76.

Franco Balbi com 20 pontos, foi o destaque do confronto. Com o resultado, o Flamengo garantiu o primeiro lugar do Grupo C e avançou para a próxima fase da competição.

Mais em Basquete