Siga o OTD

Basquete

Campeão e MVP Sul-Americano, Márcio mira adulto no Franca

Destaque do continental Sub-17, ala-pivô já marca presença e quer ganhar mais espaço na equipe do interior paulista

Márcio, do Franca Basquete
(divulgação)

Campeão e melhor jogador do Sul-Americano sub-17, o jovem ala-pivô Márcio Henrique Santos já tem presença constante na equipe adulta do Franca, líder do NBB. Agora ele que se firmar ainda mais em um dos times mais tradicionais do basquete brasileiro.

“Quero me firmar no adulto de Franca, fazer um bom campeonato com o 17, o 19. Evoluir e seguir firme para o adulto. Penso na seleção sub-21, na adulta, como a 17 era um sonho que foi realizado. Mas as outras duas são novas etapas. Eu vou dar meu máximo todos os dias e aproveitar. Mas focado, muito focado, treinar muito e intenso para ver se consigo ir para as próximas seleções, seguindo firme”, afirma Márcio.

O jogador, de 2m02 e 100 quilos, atua em média por 3 minutos por Franca, com média de dois pontos por jogo. No último fim de semana, foi fundamental na vitória por 98 a 97, diante da Argentina, em Santiago, em duelo que deu ao país o título do torneio de base.

Além da atuação, Marcio matou ainda o lance livre que garantiu o ponto de vantagem no final. Isso após o Brasil perder cinco de cinco em três faltas cometidas pelos rivais argentinos justamente para parar o relógio. Caiu só o segundo.

“Ser campeão foi inexplicável. Quando tocou o hino do Brasil, foi muito legal. Todos se olhavam, ficavam sem acreditar naquilo. Você fica confiante, mas não pode ficar de salto alto, confortável. Acreditei que a gente podia ganhar, nosso time era competente. E acreditava muito na nossa seleção”, controu.

Sobre o MVP, comemorou sem deixar de citar os companheiros. “Foi uma conquista muito boa. Todos na seleção me ajudaram a conquistar, vai ajudar na minha evolução. Vou trabalhar mais firme ainda sabendo que tenho um prêmio e que preciso trabalhar para provar que ele foi bem dado”.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Hegemonia Sul-Americana

A conquista, invicta, do Sul-Americano Sub-17 de basquete masculino, em Santiago, no Chile, confirma que o Brasil voltou a disputar taças com força na América do Sul. Foram seis títulos e três vice-campeonatos.

As outras cinco conquistas no continente foram no sub-14 masculino (2017), sub-15 masculino e sub-21 masculino (2018) e sub-14 feminino e sub-21 masculino (2019). Além disso, levou a prata no sub-14 feminino em 2017, sub-17 feminino em 2019 e sub-14 masculino também este ano. Ficou ainda em terceiro lugar no sub-15 feminino em 2018.

“Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, diz o presidente da CBB Guy Peixoto. “Não só voltamos a disputar as competições internacionais, como conseguimos retomar a hegemonia da América do Sul”, acrescentou.

Com a campanha em Santiago, a seleção sub-17 garantiu uma vaga na Copa América sub-18 do próximo ano, que é qualificatória para a Copa do Mundo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete