Siga o OTD

Basquete

Brasil bate a Colômbia e fica muito perto do Pré-Olímpico Mundial

Brasil atropela a Colômbia, vence a primeira no Pré-Olímpico das Américas e fica muito próximo da vaga na seletiva mundial para Tóquio 2020

O Brasil atropelou a Colômbia na noite deste sábado pelo segundo jogo do Pré-Olímpico das Américas. Em Bahia Blanca, na Argentina, a Seleção venceu por 61 a 33, conquistando o primeiro triunfo da competição.

Com dez pontos, Patty foi a cestinha do Brasil ao lado de Damiris, que anotou dez, com sete rebotes. Clarissa fez cinco pontos, com nove rebotes. Débora anotou apenas três, mas pegou seis rebotes e deu cinco assistências. Tainá fez seis pontos, com dois rebotes e cinco assistências. Rapha fez oito pontos, com seis rebotes. Tati Pacheco fez nove pontos.

A Seleção volta à quadra neste domingo, às 21h (de Brasília), com cobertura ao vivo do OTD, para encarar a Argentina, dona da casa e que está em situação complicadíssima no torneio. Com a vitória sobre a Colômbia, o Brasil pode se classificar para o Pré-Mundial até mesmo com uma derrota para as argentinas. Assim a Seleção só deixará escapar a vaga se perder por mais de 15 pontos para o time da casa.

Como os Estados Unidos já estão classificados para Tóquio 2020, apenas uma seleção da chave vai para o torneio em fevereiro, em sede ainda a ser confirmada.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O jogo

O primeiro tempo foi um verdadeiro passeio brasileiro em quadra, mas nem tanto pela atuação do Brasil e sim pelo péssimo desempenho da Colômbia, que só foi marcar os primeiros pontos com quase oito minutos de jogo.

Aproveitando a fraca atuação das colombianas, o técnico José Neto promoveu a rotação do elenco. O Brasil também sofria com um aproveitamento baixo dos arremessos de quadra, mas mesmo assim se mantinha à frente com vantagem na casa dos 20 pontos.

As colombianas acertaram apenas uma de 20 tentativas de arremesso de quadra no primeiro tempo (aproveitamento de 5%), que terminou 30 a 8 para o Brasil.

Na volta do intervalo, a Colômbia subiu bastante de produção e chegou a liderar o terceiro quarto, com três arremessos de quadra convertidos no primeiro minuto. O Brasil, porém, logo tratou de frear a reação, mas ainda sofria com o baixo aproveitamento. Com isso, a Colômbia foi melhor na parcial, vencendo por 15 a 14, mas ainda perdendo no total por 44 a 23.

No quarto e decisivo período, nada mudou. O nível técnico seguiu baixo e o Brasil apenas administrou o resultado

Pré-Olímpico das Américas

14 de novembro:
18h30 – Brasil 76 x 61 EUA
21h – Colômbia 67 x 63 Argentina

16 de novembro, sábado
18h30 – Brasil 61 x 33 Colômbia
21h – EUA x Argentina

17 de novembro, domingo
18h30 – EUA x Colômbia
21h – Brasil x Argentina

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete