Siga o OTD

Basquete

Aos 42 anos, Marcelinho flerta com aposentadoria

Foto: Fotojump/LNB

O ala Marcelinho Machado, 42 anos, foi uma das surpresas da última edição do NBB, mais uma vez atuando pelo Flamengo. Após se tornar reserva, lesões forçaram o veterano a voltar para o quinteto titular e ele correspondeu sendo o segundo cestinha da equipe rubro-negra, com média de 14,8 pontos em aproximadamente 28 minutos por partida.

Em entrevista ao site da Liga Nacional de Basquete, Marcelinho revelou que pode se aposentar após a próxima temporada. “Minha intenção é jogar meu último ano pelo Flamengo e encerrar minha carreira. Estamos conversando, mas essa é a minha intenção”, afirmou o jogador, que compartilhou também o processo para se manter em alto nível apesar da idade.

“Não tem segredo. Tive poucas lesões sérias na minha carreira. Só fui ter a minha primeira lesão mais séria com 37 anos. Sempre gostei de trabalhar a parte física, cuidar do corpo e da alimentação. Foi um cuidado que tive principalmente depois que percebi o que era realmente necessário para jogar em alto nível. E acho que meu biotipo também ajuda, sou magro, não carrego muito peso. Para os jogadores mais pesados deve ser mais difícil jogar por muito tempo, pois a exigência nas articulações acaba sendo maior”, afirmou.

Marcelinho ainda comentou sobre a derrota para o Pinheiros nas quartas de final do NBB, feito que marcou a primeira eliminação do Flamengo tão cedo no torneio. “Lutamos por todas as vitórias. O Pinheiros foi valente, principalmente por vencer o Jogo 3 aqui no Rio. No Jogo 4 fomos muito bem e mesmo assim eles foram melhores. O Jogo 5 foi bem tenso, com muitos erros para os dois lados, placar baixo e atípico na série, e acabamos perdendo”, declarou.

Marcelinho tem cinco títulos do NBB CAIXA, dois troféus de MVP, dois de Melhor Ala, três de Cestinha, um de Sexto Homem, 5460 pontos (2º da história), 926 bolas de 3 pontos (líder histórico). Pela Seleção Brasileira, Marcelinho é o recordista em participações em Copas do Mundo do basquete brasileiro, com cinco (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014). Além disso, disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e foi tricampeão Pan-Americano (1999, 2003 e 2007).

JP Batista renova contrato com Flamengo

JP Batista vestirá vermelho e preto por mais uma temporada. Na tarde desta segunda-feira, o Flamengo anunciou a renovação de contrato do experiente pivô, que defenderá as cores rubro-negras pelo terceiro ano consecutivo.

Aos 36 anos, o pernambucano de Recife não perdeu um jogo sequer na nona edição do NBB CAIXA e somou médias de 11,5 pontos, 6,2 rebotes, 1,7 assistências e 14,4 de eficiência por partida. O jogador comemorou a renovação e se disse honrado com a oportunidade.

“Estou muito feliz por poder continuar minha carreira no Flamengo. Nesses últimos dois anos aprendi a amar esse clube, a maior torcida do mundo e tudo que presenciamos jogando aqui. Me sinto completamente honrado por essa oportunidade, por continuar a realização do meu sonho, que é ser jogador de basquete, e por poder atuar no maior clube do país”, disse JP.

João Paulo Batista possui vasto currículo internacional, inclusive na Seleção Brasileira. Com passagem pela renomada Universidade de Gonzaga (NCAA), o pivô chegou a disputar uma Summer League pelo Minnesota Timberwolves antes de cruzar o oceano rumo à Europa. No Velho Continente, ficou nove anos, sendo sete deles na França (Le Mans e Limoges), onde foi campeão nacional em 2015 e é considerado ídolo.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete