Siga o OTD

Basquete

A espera acabou: vai começar o NBB 2019/2020

Abertura do NBB contará com grande jogo entre Minas e Flamengo; confronto entre Unifacisa e Rio Claro fecha o dia

Foto: Yuri Laurindo

O NBB 2019/2020 vai começar. Neste sábado (12/10), Minas Tênis Clube e Flamengo farão a partida de abertura do maior campeonato de basquete do Brasil. O confronto acontecerá na casa do time mineiro, a Arena MTC, às 12h50, com transmissão ao vivo na Band.

O duelo promete ser quente, isso porque colocará frente a frente duas das equipes com os elencos mais poderosos da competição. Pelo lado do Minas, teremos Leandrinho, Alex, Tyrone e companhia. Já pelo Flamengo, Marquinhos, Olivinha, Zach Graham, Balbi e outros também marcarão presença.

Para Leandrinho, uma das estrelas do Minas, o jogo será difícil.

“Será um jogo difícil para as duas equipes e vai sair vencedor quem jogar melhor. É o primeiro jogo, abertura do campeonato, então será muito bacana. A gente fica muito feliz em ter um duelo duro logo de cara”, afirmou o ala minastenista.

Com a manutenção de grande parte do elenco, o Flamengo promete ser páreo duro. Além disso, o rubro-negro não só manteve a base, mas também se reforçou com as chegadas de Zach Graham, Léo Demetrio, Leron Black e Pedro Nunes.

Gustavo De Conti reforçou que mesmo com a saída de algumas peças, o time se reforçou bem.

“Nosso time mudou quatro peças, trouxemos jogadores de outras características, um pouco mais velozes e jovens. Estamos tentando nos adaptar a um sistema de jogo ainda, mas acima de tudo eles são muito talentosos, o que facilita nessa adaptação”, avaliou o comandante.

+Os elencos poderosos de Minas e Flamengo para o NBB CAIXA 2019/2020

Trio de alas da Seleção há mais de 15 anos se enfrentarão no jogo de abertura

Nada melhor do que começar com um duelo entre duas das melhores equipes do campeonato, que possuem elencos recheados de jogadores consolidados no basquete nacional e internacional. Dentre esses craques, três em especial chamam a atenção: os alas Leandrinho Barbosa e Alex Garcia, do Minas, e Marquinhos, do Flamengo.

Companheiros de Seleção Brasileira há mais de 10 anos (desde 2007, após as primeiras convocações de Marquinhos), os três dominaram as alas do selecionado verde-amarelo nesse período. Juntos, eles já disputaram nada mais nada menos que três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2019) e duas Olímpiadas (2012 e 2016).

Para Marquinhos, ter a chance de conviver com jogadores tão vitoriosos quanto os dois é motivo de muito orgulho. Agora, vê-los atuando na mesma equipe será mais um atrativo para os amantes do basquete brasileiro.

“O convívio com esses caras é muito legal. São dois jogadores multicampeões, o Leandrinho campeão da NBA e o Alex com um currículo extenso de conquistas. Eles possuem características diferentes, poder treinar e viver com eles foi muito gratificante para mim. Agora vê-los juntos no campeonato será bem legal”, falou o ala rubro-negro.

Responsável por marcar o MVP da última temporada da NBA, Giannis Antetokounmpo, Alex, em tom de brincadeira, respondeu sobre como seria o desafio de marcar Marquinhos em relação ao grego.

“São jogadores bem diferentes e vou falar pra você: o Marquinhos é mais difícil de marcar, é mais completo”, finalizou.

Duelo entre Unifacisa e Renata/Rio Claro completa rodada de abertura

Outro fator que promete agitar a rodada de abertura do NBB CAIXA 2019/2020 é o duelo entre Unifacisa e Renata/Rio Claro, na Arena Unifacisa, às 16h, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB (@NBB).

Contratado para ser o técnico principal do Unifacisa nessa temporada, Felipe Santana, o Filet, ressaltou que a expectativa para a estreia está grande.

“O clima está muito legal em Campina Grande e a expectativa está alta. Estudamos bastante não só o Rio Claro, mas também Pato Branco, já que ambas disputaram competições nessa pré-temporada. A torcida abraçou muito a nossa equipe, desde a participação na Liga Ouro, e estamos muito contentes com o time que conseguimos montar: jovem, aguerrida e com muito versatilidade. Tenho certeza que faremos um bom campeonato”, afirmou.

Um sonho que virou realidade: Unifacisa estreia sábado pelo NBB CAIXA

Já do outro lado, Fernando Penna, novo treinador do Rio Claro, também não escondeu a ansiedade para o confronto, que será a sua estreia como head coach no NBB.

“A ansiedade de ser head coach em uma equipe do tamanho e tradicionalismo como o Rio Claro é grande. Mas isso é fruto de tudo que construí durante minha carreira como atleta e, também, com os dois anos em que fui assistente técnico em Franca. Me sinto preparado para uma situação como essa, de ser o treinador principal do Rio Claro e disputar o néctar do basquete brasileiro, que é o NBB. É motivo de orgulho, mas também de muita responsabilidade. Estou feliz e ansioso para a estreia e sei da qualidade do nosso trabalho, que já vem desde nossa campanha no paulista”, reiterou.

Mais em Basquete