Siga o OTD

Basquete

Gabriel Mendes é mais um reforço do Bauru Basket

Jogador de 22 anos foi campeão da “LDB argentina” em 2018 e fez parte do elenco adulto do Quimsa na liga nacional

Luiz Pires/LNB

O Sendi/Bauru Basket apresentou mais um reforço para a temporada 2019/2020. Trata-se do jovem pivô Gabriel Mendes, de 22 anos e 2,07m de altura, que estava no Quimsa (ARG). O contrato do atleta com o Dragão é válido por uma temporada.

O novo atleta bauruense passou as duas últimas temporadas na Argentina, onde atuou pelo Quimsa. Por lá, foi campeão da LDD (Liga de Desarollo), uma espécie de “LDB argentina” Sub-23, em que teve média de 9,8 pontos e 8,1 rebotes na campanha do título.

O título da LDD 2018 deu ao Quimsa, de Gabriel, o direito disputar a inédita Taça Interligas de Desenvolvimento 2018, torneio que reúne os campeões das ligas de desenvolvimento de Brasil e Argentina para uma decisão em jogo único. Em São Paulo, o Paulistano/Corpore, campeão da LDB 2018, venceu a disputa e levantou o troféu.

Já na temporada passada, Gabriel Mendes chegou até as semifinais da LDD na Argentina e teve médias de 13,0 pontos, 8,5 rebotes e 18,3 de eficiência. Inclusive, na partida da eliminação para o campeão Peñarol, foi autor de 21 pontos, sete rebotes e 24 de eficiência.

O pivô teve, ainda na temporada passada, sua primeira oportunidade com o elenco adulto do Quimsa na liga principal. Em 33 partidas disputadas, foram médias de 2,4 pontos e 1,8 rebotes em 10,3 minutos em ação para o novo reforço do Bauru Basket.

Nascido em São Paulo (SP), Gabriel deu seus primeiros passos no basquete nas categorias de base de Barueri. Em seguida, jogou duas edições da LDB por Palmeiras (2015) e Ginástico (2016) e também teve rápida passagem pela Liga Sorocabana no NBB CAIXA 2015/2016.

Depois de uma nova aparição na LSB, esta para a disputa do Campeonato Paulista 2017, o garoto rumou para a Liga de Desarollo (Argentina) para continuar seu processo de desenvolvimento, tendo em vista que lá o limite de idade é de 23 anos.

“É um menino atlético e que, apesar de jovem, já atuou em um campeonato internacional forte. Isso mostra que ele tem potencial e que já amadureceu bastante. É um jogador que trará energia à equipe e estamos felizes com a vinda dele para cá”, disse o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.

Com a chegada de Gabriel, o elenco do Bauru agora é formado pelos armadores Larry Taylor, que teve seu contrato renovado, Lucas Faggiano (ex-San Martín-ARG) e Lucas Brito (ex-São Paulo), além do ala Kevin Crescenzi e do ala/pivô Gabriel Jaú, outro renovado.

Mais em Basquete