Siga o OTD

Basquete

Helinho chama torcida do Franca; Flamengo tem “Olivinha Green”

Técnico do Franca aponta ajustes para fazer para o jogo 2 das Finais da NBB; ala do Flamengo diz ver semelhanças com o estilo do craque da NBA

"Acho que tenho estilo de jogo um pouco parecido com o do Draymond Green", disse Olivinha (Fotojump/LNB/arquivo)

As Finais da NBB não começaram da melhor forma para o Sesi Franca Basquete. Agora, com uma sequência de dois jogos em casa, no Pedrocão, o time do técnico Helinho terá a torcida a favor para reagir na série melhor de cinco contra o Flamengo, de Olivinha, ou Draymond Green.

No primeiro jogo das Finais da NBB, o rubro negro venceu em casa por 82 a 68 e abriu 1 a 0 na série. Os dois próximos jogos serão no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), começando por quinta-feira (23/05), às 20 horas.

“Sem dúvida é um fator a mais para quem joga com um público que prestigia e empurra o time do começo ao fim, assim como a torcida do Flamengo fez e a nossa também vai fazer”, disse Helinho Garcia, treinador do Sesi Franca Basquete. “Mas temos que estar focados no que vamos fazer na quadra. A torcida virá junto se jogarmos de forma intensa e focados naquilo que temos que melhorar”, alertou.

E Helinho falou sobre o que o Sesi Franca Basquete tem de melhorar. “O Flamengo tem um ataque poderoso e precisamos ter uma defesa mais consistente. Tirar pontos foram importantes para que possamos, com a bola na mão, fazer o jogo acontecer de uma forma mais natural e assim melhorar o nosso aproveitamento”.

Ele acrescentou: “a expectativa é que possamos fazer um grande jogo. Que consigamos, dentro de casa, fazer um jogo com a maior intensidade possível para buscar a primeira vitória e empatar a série”.

+ “Fomos Flamengo”, afirma Gustavinho; “esta só 1 a 0”, fala Alexey

Franca terá uma sequência de dois jogos dentro de casa (João Pires/LNB)

Olivinha ou Draymond Green?

Conhecido como “Deus da Raça” pelos torcedores do Flamengo, o ídolo rubro-negro Olivinha foi autor de 23 pontos, sendo quinze em cinco bolas de três, de seis tentativas. Pegou ainda oito rebotes e cravou 29 de eficiência na vitória sobre o Sesi Franca Basquete.

“Acho que tenho, sim, um estilo de jogo um pouco parecido com o do Draymond Green. É um cara que coloca muita energia dentro do jogo, que sempre está puxando os companheiros, trazendo a torcida para dentro do jogo. Sempre após uma cesta ele está sempre falando, conversando, puxando a energia e colocando no jogo. É isso que tento fazer sempre”, disse Olivinha, logo após a vitória no Jogo 1 das Finais da NBB.

O técnico Gustavo De Conti também comentou a comparação entre Draymond Green. “Não é parecido com Draymond Green em 100% dos jogos, mas mesmo quando ele não é parecido em fundamentos, números, ele contribui com outras coisas. Tem jogo que ele pode até não fazer dois pontos, mas tem tanta importância como teve hoje”.

“O bom do nosso time é que hoje foi o Olivinha, no anterior foi o Nesbitt, no outro o Mineiro e assim vai. Não dependemos exclusivamente de um jogador. Felizmente temos muitos atletas capazes de produzir o que o Olivinha produziu hoje”, completou.

A entrega de Olivinha nas finais da NBB foi também um dos reflexos do espírito do Flamengo, dos dois lados da quadra. Na defesa, a equipe foi implacável e limitou o melhor ataque do NBB a apenas 68 pontos. Aliás, a marcação do time do técnico Gustavo De Conti rendeu o Franca à sua a pior atuação ofensiva na temporada.

“A gente sabia que se quisesse vencer esse jogo tinha que defender. Não à toa somos a melhor defesa do NBB, com média de 70 pontos sofridos, e hoje sofremos 68. Fizemos um grande trabalho defensivo. Treinamos bem durante a semana, fizemos tudo que o Gustavinho pediu e colocamos o coração dentro da quadra. Não teve bola perdida para a gente hoje. Por isso estamos de parabéns pela vitória”, analisou Olivinha.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete