Siga o OTD

Basquete

Alana faz 33 pontos e Santo André vence Ituano pela LBF

Armadora faz 33 pontos, novo recorde de pontos da temporada, e time do ABC paulista abre o segundo turno com vitória

(Jorge Bevilacqua)

Estreante na LBF nesta temporada, Alana enfim desencantou. Na partida que abriu o segundo turno, a armadora do Santo André/Apaba despejou 31 pontos e quebrou o recorde da temporada na vitória por 78 a 53 sobre o Ituano Basquete, no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista. Foi também a primeira performance da temporada que passa da casa dos 30 pontos.

Em pouco menos de 36 minutos em quadra, Alana foi a MVP do jogo, produzindo 33 pontos de eficiência numa atuação que também registrou 6 assistências, 3 bolas de três e 77,5% de aproveitamento geral. Também foram destaques andreenses os 16 pontos de Izabela e os 14 rebotes e eficiência 21 da pivô Barbara.

Pelo Ituano Basquete, destaque para os 16 pontos da pivô Kelly e para o novo duplo-duplo de Izabella Sangalli, que marcou 14 pontos e 13 rebotes em sua segunda partida na temporada. O jogo também marcou o retorno de Palmira, que se recupera de lesão na panturrilha direita. Sem atuar regularmente há um mês e meio, a ala marcou apenas dois pontos em 17 minutos.

“Não senti o cansaço. A gente perde ritmo de jogo, é normal. Não ajudei o tanto que poderia, mas esse foi um jogo atípico. Elas não erraram e a gente falhou bastante. A gente precisa mudar nosso foco. A gente tinha inconstância no terceiro quarto e agora já começamos inconstantes. Precisamos ter esse foco desde o começo, que foi o que faltou”, analisou a veterana jogadora do Ituano, tricampeã da LBF.

A equipe do ABC paulista venceu os dois confrontos sobre o galo na temporada, que ainda não venceu o rival quando se trata de LBF: desde 2018, foram quatro vitórias andreenses.

O jogo – A vitória auriceleste começou a ser escrita já no primeiro período, quando as donas da casa começaram com tudo e abriram 16×4 nos primeiros dez minutos. O segundo quarto foi equilibrado (parcial 16×16) e a a vantagem de 12 pontos de Santo André foi mantida.

O jogo ituano não encaixava. Apesar do bom terceiro quarto de Iza, a equipe do interior seguia falhando defensivamente e sofrendo com a atuação magistral de Alana, que anotou 20 pontos no segundo tempo para ajudar a sacramentar a segunda vitória andreense por mais de 20 pontos na semana.

Próximos jogos: O Ituano recebe no sábado (11/5, 17 horas) o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip O Santo André/Apaba terá uma semana de folga e volta a jogar na próxima quarta-feira (15/5, 19h30), fora de casa, contra o SESI Araraquara. Ambos os jogos tem entrada gratuita e transmissão ao vivo e exclusiva pela LBF LIVE, plataforma online da LBF 2019.

Mais em Basquete