Siga o OTD

Basquete

Pinheiros bate Bauru fora de casa, abre 2 a 0 e fica a um passo das finais do NBB

O EC Pinheiros colocou uma mão na vaga na grande final do NBB. Na tarde deste sábado (13), a equipe do técnico César Guidetti foi amplamente superior no segundo tempo, venceu o jogo 2 em pleno Panela de Pressão lotado, pelo placar de 89 a 83, e abriu 2 a 0 na série semifinal.

Quando a coisa aperta, chamem Desmond Holloway. Diante da pressão bauruense no último quarto, o norte-americano chamou a responsabilidade em diversos momentos e fez 15 pontos na parcial final, com direito a duas bolas de 3 pontos em horas cruciais que apagaram o fogo do Dragão. Ao todo, foram 26 pontos, além de nove rebotes e seis roubos de bola (36 de eficiência).

Com 2 a 0 de frente na série, o Pinheiros terá a chance de carimbar sua inédita ida às finais do NBB já nesta segunda-feira (15), novamente no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.

“Apesar de o elenco ser novo, estamos com um poder de concentração muito grande. Como revertemos uma série de playoffs que perdíamos por 2 a 0, a gente continua com os pés no chão. Fizemos uma grande parte ao vencer este Jogo 2 fora de casa, mas o segredo é manter a calma, escutar o que o César (Guidetti) vem nos passando, para fazer mais um grande jogo e conseguir a classificação aqui na segunda”, comentou o ala/armador Neto, do Pinheiros.

A vitória pinheirense teve outros grandes responsáveis. Com 15 pontos, Renan Lenz apareceu muito bem novamente e foi fundamental para o time do técnico Cesár Guidetti, assim como Corderro Bennett e Gemerson, ambos responsáveis por 13 pontos.

Gustavo Basílio merece todos os aplausos pela grande atuação no Panela de Pressão. Vindo do banco, o jogador contribuiu efetivamente dos dois lados da quadra e liderou o momento mais importante do Pinheiros no terceiro quarto, quando fez oito de seus dez pontos na partida. Além disso, pegou três rebotes, roubou duas bolas e incomodou (muito) os adversários na defesa.

Com o resultado, o clube da capital paulista conquistou sua quinta vitória consecutiva e ampliou sua maior sequência positiva na temporada. O feito fica ainda maior quando os triunfos acontecem diante dos atuais finalistas do NBB: Flamengo e Bauru.

“Chegamos nesse momento com um nível um pouco acima do que na fase de classificação, mas esse já foi o nosso 12º jogo nos playoffs. Esse momento já virou uma realidade. Nós estamos jogando do mesmo jeito todos os jogos. Altos e baixos são normais, mas nós encontramos a forma de jogar. É o que eu falo sempre, agora é mudar o mínimo possível, tanto mentalmente quanto taticamente. Encontramos um caminho, mas isso não nos garante nada”, comentou César Guidetti, técnico do Pinheiros.

Com 22 pontos, sendo nove deles no último quarto, o ala Léo Meindl foi o grande destaque do Bauru na partida. Bastante agressivo e confiante, o camisa 23 funcionou como válvula de escape do ataque bauruense, mostrou bom aproveitamento nas bolas de 3 pontos (3/6 – 50%) e igualou sua maior marca de pontos na temporada.

Quem também se destacou pelo time do técnico Demétrius Ferracciú foi Alex Garcia, autor de 15 pontos, e Gui Deodato, que saiu do banco e registrou 14 pontos. Com oito pontos, Jefferson também contribuiu na pontuação bauruense.

Pouco utilizado durante toda a temporada no NBB, o garoto Michael Uchendu ganhou sua primeira oportunidade efetiva nos playoffs e não decepcionou. Colocado em ação no segundo quarto, o jovem pivô de apenas 18 anos totalizou sete pontos, com direito a uma bela enterrada e dois imponentes tocos.

O primeiro tempo foi favorável ao Bauru no NBB. Com cinco bolas de 3 pontos no primeiro quarto, a equipe da casa chegou a ter dez pontos de frente (24 a 14), mas os pinheirenses encostaram e voltaram a deixar o duelo parelho. No segundo quarto, o Dragão só pontuou no garrafão e segurou a vantagem nas mãos antes de ir para o intervalo: 40 a 35.

Mas a história foi completamente diferente na volta dos vestiários. Com muita intensidade no jogo de transição, o Pinheiros abriu o terceiro período com uma corrida de 11 a 2, que não só virou como ainda o deu quatro pontos de frente (46 a 42). Depois de uma reação acompanhada de uma virada bauruense, o clube da capital paulista voltou a tomar o controle da partida e, com seis pontos quase seguidos de Gustavo Basílio, abriu sete pontos e caminhou para o último quarto vencendo por 64 a 57.

O Bauru tentou de tudo possível para reverter o cenário, mas encontrou pela frente um “ridículo” Desmond Holloway. Com 15 pontos em 19 tentados, o norte-americano aproveitou quase todas as oportunidades que teve e ainda acertou duas bolas de 3 pontos “matadoras” que funcionaram como baldes de água fria em dois momentos de reação do Bauru. Sob o comando dele, o Pinheiros manteve uma margem razoável e assegurou a grande vitória no Panela de Pressão.

“Não digo que foi o terceiro quarto, mas sim que no primeiro tempo não jogamos da mesma maneira que vínhamos jogando. O time estava um pouco travado, mas chamamos a atenção no intervalo e no segundo tempo retomamos a maneira de jogar. O terceiro quarto foi decisivo, mas todo o segundo tempo eu considero fundamental”, concluiu o treinador do Pinheiros.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete