Siga o OTD

Basquete

Vera Cruz Campinas anuncia Êga como novo reforço para a LBF

Aos 41 anos, experiente pivô chega para defender o atual campeão nacional na disputa da Liga de Basquete Feminino

Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete

Prestes a estrear na temporada, com o jogo que vai abrir o campeonato nesta sexta-feira, fora de casa, contra o SESI Araraquara, o Vera Cruz Campinas anunciou seu primeiro reforço para 2019. A pivô Êga, tricampeã da LBF CAIXA e que atuou no último ano pelo Sampaio Basquete, desembarca no atual campeão brasileiro.

Soeli Garvão Zakrzeski tem 1,90m e participou de todas as edições da LBF CAIXA. Foi campeã logo na temporada de abertura, com o Santo André/Semasa, de Lais Elena. Atuou por três anos no ABC paulista, onde registrou seus melhores números, até se transferir para o ADCF/Unimed Americana, clube pelo qual levantou seu segundo título em 2013/14. Passou duas temporadas no Maranhão Basquete até retornar ao Americana, em 2017, quando novamente levantou o caneco. Em 2018, integrou o elenco boliviano, que chegou à decisão e fez cinco confrontos nas finais diante do próprio Vera Cruz Campinas.

https://www.instagram.com/p/BupQpB7AeQO/?utm_source=ig_web_copy_link

Anterior à LBF, Êga também atuou em Ourinhos e no basquete europeu, defendendo o Mann Filter Zaragoza e o Celta de Vigo, na Espanha, além do Valenciennes, da França. Pela Seleção Brasileira, conquistou seis Campeonatos Sul-Americanos e duas medalhas no Pan-Americano – bronze em 2003 e prata em 2007. Também disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Êga é a quinta jogadora que mais entrou em quadra na história da LBF CAIXA, com 183 jogos disputados, mesmo número de Ariadna. A atleta também tem o quinto maior número de rebotes da história da Liga (1022). Com quase 26 minutos de média em quadra, registra 8,2 pontos, 5,6 rebotes, 2 assistências e 53,3% de aproveitamento nas bolas de dois pontos por jogo.

A pivô chega para reforçar o setor que mais perdeu jogadoras nesta temporada. Após o vice no Paulista, deixaram o garrafão campineiro Gil, Vitória Marcelino e Monica Nascimento. Fará rotação com Mari Dias, que deve ganhar mais minutos neste ano após ter se lesionado em 2018.

A nona edição da LBF CAIXA começa nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher. O duelo entre araraquarenses e campineiras será no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), e terá transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN, a partir das 19h (de Brasília) No sábado, jogam Pró-Esporte/Sorocaba e Ituano, às 16h no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, também no interior paulista, com transmissão da LBF LIVE.

Mais em Basquete