Siga o OTD

Basquete

Pinheiros bate Flamengo no final, vira o playoff e avança às semifinais do NBB

O Pinheiros avançou para as semifinais do NBB, nesta sexta-feira (5), ao vencer o Flamengo por 78 x 75 no último e decisivo jogo 5 da série. O destaque da partida foi Holloway, que anotou 18 pontos e distribuiu cinco assistências. Já Olivinha fez 25 pontos e apanhou nove rebotes pelo time derrotado. Agora, o time paulista enfrenta Bauru na próxima fase da competição.

O jogo

Jogando dentro de casa, o Flamengo viu o Pinheiros começar o jogo de forma eletrizante e abrindo seis pontos de vantagem. Holloway e Teichmann lideraram o ataque dos visitantes no início da partida. Entretanto, os rubro-negros rapidamente cortaram a diferença e conseguiram virar a partida para 23×21 ao fim do primeiro quarto. Olivinha era o destaque com 13 pontos e três cestas de três pontos convertidas.

No segundo quarto, os donos da casa se mantiveram à frente do placar por quase todo o período, mas o Pinheiros não permitiu que uma vantagem muito grande fosse aberta.O Flamengo foi para o intervalo vencendo por 44×41. Holloway infernizou a defesa do Flamengo e converteu todos os 11 lances livres havia tentado até então, sendo o cestinha dos visitantes com 13 pontos. Marquinhos era um dos destaques havia distribuído quatro assistências, apesar de ter errado todos os arremessos de três pontos que tentou.

Pinheiros se impõe

Na volta do intervalo, o Pinheiros fez ajustes defensivos. O Flamengo foi limitado a apenas 32,7% de acerto nos arremessos. Os visitantes viraram para 65×61, com Renan e Bennett liderando o ataque. Pelo Flamengo, Olivinha se impôs e já contava com 21 pontos e oito rebotes antes do início do último quarto.

O Pinheiros pressionou o Flamengo e chegou a abrir nove pontos de vantagem no quarto período de jogo, com Ansaloni se destacando. Olivinha anotou quatro pontos seguidos e cortou a diferença para apenas um ponto com pouco menos de dois segundos no cronômetro. Nervosos, ambos os times erraram arremessos, e apenas com 38 segundos de jogo Bennett marcou mais dois pontos para o Pinheiros.

O experiente Marcelinho sofreu uma falta rápida e converteu os lances livres, colocando o Flamengo a apenas um ponto do Pinheiros. Com 17 segundos, foi a vez de Renan sofrer falta e ser eficiente na linha, trazendo a vantagem para 78×75. Na volta do tempo, Marquinhos, Marcelinho e Fischer tentaram empatar em arremessos de três pontos, sem sucesso.

Esta foi a primeira vez na história do NBB que o Flamengo foi eliminado antes de alcançar as semifinais. Já o Pinheiros fica entre os quatro primeiros da competição pela primeira vez desde 2012.

Destaques

Pinheiros
Holloway: 18 pontos, cinco rebotes, cinco assistências
Bennett: 13 pontos, cinco rebotes, seis assistências
Renan: 11 pontos, cinco rebotes
Neto: 11 pontos, seis rebotes
Teichmann: sete pontos, 11 rebotes

Flamengo
Olivinha: 25 pontos, nove rebotes
Batista: 13 pontos
Marquinhos: 10 pontos, seis rebotes, seis assistências

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete