Siga o OTD

Paris 2024

FIBA confirma Brasil no Pré-Olímpico de basquete 3×3

Brasil disputará o Torneio de Qualificação Universal 2 valendo uma vaga para Paris-2024 no basquete 3×3

Jonatas Mello, da seleção brasileira de basquete 3x3, durante disputa do Pan de Santiago-2023; equipe estará no Pré-Olímpico brigando por vaga em Paris-2024
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nesta sexta-feira (22) as equipes que disputarão os Pré-Olímpicos de basquete 3×3 para Paris-2024. A entidade confirmou que o Brasil participará do Torneio de Qualificação Olímpica Universal 2 (UOQT 2), tanto no masculino quanto no feminino, que acontecerá em Utsuonomiya, no Japão, entre 3 e 5 de maio de 2024.

O Brasil se classificou para o Torneio de Qualificação Olímpica Universal 2 após ter tido bons resultados em competições da FIBA neste ano. A equipe feminina ganhou a vaga ao ser vice-campeã da AmeriCup, enquanto o time masculino foi quarto colocado na Copa do Mundo, além de também ter sido medalhista de prata na AmeriCup.

Ambos os naipes reunirão oito equipes no UOQT 2, sendo que apenas o campeão garantirá vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Entre as mulheres, o Brasil competirá contra Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Holanda, Japão e Quênia. Já os rapazes duelarão contra Egito, França, Japão, Letônia, Lituânia, Mongólia e Porto Rico.

O Brasil busca disputar o basquete 3×3 em Jogos Olímpicos pela primeira vez. A modalidade estreou no programa olímpico em Tóquio-2020 e, na ocasião, o país não conseguiu se classificar. A equipe masculina fez uma boa campanha no Pré-Olímpico, mas caiu nas quartas de final para a França – somente os três primeiros se garantiram na Olimpíada.

Outros pré-olímpicos

Há três torneios pré-olímpicos diferentes no basquete 3×3. Além do UOQT 2, existe o Torneio de Qualificação Olímpica Universal 1 (UOQT 1), que reúne apenas países que não tiveram representantes no basquete de quadra (5×5) nas últimas duas edições de Jogos Olímpicos, e o Pré-Olímpico Final, reunindo 16 melhores equipes do ranking mundial.

O Brasil não pode disputar o UOQT 1, pois competiu no basquete na Rio-2016 – ganhou vagas de país-sede à época. O país estaria elegível para o Pré-Olímpico Final, mas está em colocações baixas do ranking mundial. Atualmente, é o 36º colocado no masculino e o 48º no feminino. Assim, o UOQT 2 será a única possibilidade de classificação olímpica.

Ao todo, haverá oito países em cada naipe no basquete 3×3 em Paris-2024. Atualmente, China, Estados Unidos e Sérvia estão classificados no masculino, enquanto China, Estados Unidos e França estão garantidos no feminino. O UOQT 1 dará uma vaga por naipe, assim como o UOQT 2, enquanto o Pré-Olímpico Final distribuirá três cotas cada.

Confira os Pré-Olímpicos de basquete 3×3:

UOQT 1 – Hong Kong, China – abril de 2024 (1 vaga)
FEMININO
: Azerbaijão, Chile, Egito, Holanda, Hong Kong, Hungria, Mongólia e Polônia
MASCULINO: Áustria, Egito, Holanda, Hong Kong, Letônia, Mongólia, Nova Zelândia e Suíça

UOQT 2 – Utsunomiya, Japão – 3 a 5 de maio de 2024 (1 vaga)
FEMININO: Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Holanda, Japão e Quênia
MASCULINO: Brasil, Egito, França, Japão, Letônia, Lituânia, Mongólia e Porto Rico

Pré-Olímpico Final – Debrecen, Hungria – 16 a 19 de maio de 2024 (3 vagas)
FEMININO
: Alemanha, Azerbaijão, Canadá, Chile, Egito, Espanha, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Lituânia, Japão, Mongólia, Polônia, República Tcheca e Tunísia
MASCULINO: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Egito, França, Holanda, Hungria, Letônia, Lituânia, Japão, Madagascar, Mongólia, Polônia, Porto Rico e Suíça

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024