Representantes do badminton brasileiro, Juliana Viana e Ygor Coelho já sabem quem vão enfrentar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O sorteio da Federação Internacional de Badminton (BWF) nesta sexta-feira (12) definiu que os brasileiros vão enfrentar atletas asiáticos na fase de grupos dos respectivos torneios individuais e terão bastante trabalho para chegar no mata-mata.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Indo para sua terceira Olimpíada, Ygor Coelho é o 48º colocado do ranking mundial masculino. Ele está presente no grupo J, ao lado do japonês Kodai Naraoka (5º), atual vice-campeão mundial, e do sul-coreano Jeon Hyeok-Jin (46º). Já a estreante Juliana Viana, número 50 do mundo no feminino, caiu no grupo D, com a tailandesa Supania Katethong (16ª) e a honconguesa Lo Sin Yan Happy (47ª).
- Pinheiros conquista Paulista adulto no feminino e masculino
- Encontro especial entre fã e ídolo: “foi incrível e um sonho”
- Nícolas Sessler vence a 2ª etapa do Tour of Salalah
- Invicto, Brasil encara Camarões nas oitavas do Mundial Sub-20
- Atletas de nove esportes são os últimos a voltarem de Paris
Há 13 grupos em cada uma das disputas individuais do badminton em Paris-2024. O torneio feminino reúne três atletas em cada chave, enquanto o masculino tem 11 grupos com três atletas e dois com quatro. Há, portanto, 39 mulheres e 41 homens competindo individualmente na modalidade na capital francesa. Em todos os grupos, somente o primeiro colocado avança ao mata-mata.
Nos grupos A, E e P, que contam com os principais cabeças de chave de cada torneio, o vencedor da chave avança de forma direta para as quartas de final. Em todos os demais grupos, os primeiros colocados vão para as oitavas de final. É uma forma de bonificar quem chega melhor ranqueado nos Jogos Olímpicos.
O Brasil em Jogos Olímpicos
Esta é a terceira edição olímpica consecutiva que o Brasil terá representantes no badminton. A estreia da modalidade aconteceu na Rio-2016, com Ygor Coelho e Lohaynny Vicente. Em Tóquio-2020, os representantes foram Ygor e Fabiana da Silva. A única vitória brasileira na história olímpica veio com Ygor, que bateu o mauritano Julien Paul na capital japonesa. O Brasil jamais avançou às oitavas de final.
As disputas do badminton em Paris-2024 acontecerão na Porte de la Chapelle Arena, entre 27 de julho e 5 de agosto. Além dos torneios individuais, haverá as chaves de duplas masculinas, femininas e mistas, nas quais o Brasil não tem representantes. Os primeiros jogos de simples acontecerão já no sábado, 27 de julho, um dia após a cerimônia de abertura.