Siga o OTD

Badminton

Expectativas altas para o badminton do Brasil a caminho de Santiago

Delegação brasileira conta com 8 atletas e busca melhorar campanha histórica de Lima-2019

Seleção brasileira de badminton jogos pan-americanos santiago 2023

Se o badminton brasileiro comemorou muito os resultados históricos dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, a sensação é que em Santiago-2023 a equipe pode ir ainda muito melhor. Foi com essa confiança e sede de medalhas que seis dos oito atletas convocados para representar o Time Brasil conversaram com o Olimpíada Todo Dia durante um evento organizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) na COB Expo, em São Paulo. 

Davi Carvalho da Silva, Fabricio Farias, Jonathan Matias, Juliana Vieira, Sâmia Lima e Sania Lima foram oficialmente anunciados no evento e apresentaram o badminton para o público presente, demonstrando a modalidade e auxiliando aqueles que quisessem aprender o esporte. Ygor Coelho, atualmente na Dinamarca, e Jaqueline Lopes Lima também estarão em Santiago-2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

O individual masculino será representado por Ygor Coelho, 45º melhor do mundo, e Jonathan Santos, 60º. O individual feminino contará com Juliana Vieira, 60ª do ranking mundial, e Samia Lima, 176º do ranking da Federação Internacional de Badminton (BWF). A dupla masculina será formada por Davi Silva e Fabricio Faria, 81ª melhor parceria do ranking internacional. Já nas duplas femininas o Brasil terá duas parcerias. Uma delas é formada por Jaqueline Lopes Lima e Samia Lima, 49ª melhor dupla mundial, enquanto Sania Lima e Juliana Vieira, 61ª do mundo, fazem a outra parceria. Nas duplas mistas, outras duas chances de medalha: Fabricio Faria e Jaqueline Lopes Lima (52ª do ranking); Davi Silva e Samia Lima (54º).

Boas campanhas animam jogadores

Em comum entre os sete que estavam presentes na COB Expo, o desejo de melhorar a participação histórica nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quando o time voltou com cinco medalhas, dentre elas um ouro. “A expectativa é das melhores. A preparação está sendo excelente, então espero chegar e fazer um bom torneio e lutar pela medalha de ouro”, comentou Davi Silva.

O jogador voltou de uma semana bem sucedida em Lima, quando ganhou duas medalhas de bronze no Challenge do Peru. Nas duplas masculinas seu parceiro foi Fabricio Farias, enquanto na dupla mista foi Sania Lima. Farias ecoou o parceiro, e disse que “estou bastante confiante e feliz por receber essa convocação. Nossa preparação está sendo incrível e estamos muito felizes por isso”.

Superar campanha histórica de Lima-2019 é objetivo

O badminton brasileiro teve sua melhor participação em Jogos Pan-Americanos em Lima-2019, quando Ygor Coelho ganhou o individual masculino, primeiro ouro da história do país no esporte. No total, foram cinco medalhas na capital peruana. Fabrício e Francielton Farias ganharam o bronze nas duplas masculinas. Fabricio Farias e Jaqueline Lima também levaram o bronze nas duplas mistas. E, finalmente duas duplas femininas levaram o bronze: Tamires Santos ao lado de  Fabiana Silva; e Jaqueline com Sâmia Lima.

Samia Lima acredita que o badminton brasileiro pode melhorar ainda mais. “2019 foi um grande marco para o badminton, mas acredito que 2023 vai ser bem maior e melhor. Estamos com mais confiança, pois conhecemos bem nossos adversários porque já estamos jogando há muito contra eles”.

Jonathan Matias, atleta que já está em 60º no ranking da BWF reconhece a importância que o evento possui, mas aposta na qualidade da preparação. “Pelo fato de ser meus primeiros Jogos, não sei como vai ser a sensação, mas tenho certeza que será uma atmosfera diferente. Ao entrar em quadra tenho certeza que vou ter arrepios, ficar nervoso, mas com certeza vou dar o meu melhor, e como todo mundo está indo lá para ganhar medalha de ouro, eu estou treinando pra isso, fazendo minha parte. Se eles querem, eu quero mais. Eu vou para cima”, comentou o atleta.

Jogadores aproveitam COB Expo para praticar outros esportes

Sania Lima também elogiou a preparação e espera que “consigamos fazer ótimos jogos e trazer uma medalha para o Brasil”. Juliana Vieira, que hoje está dentro da zona de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, também sonha com o ouro em Santiago-2023. “Vou brigar pela medalha de ouro com certeza, mas pensar jogo a jogo. A COB sempre me proporciona todo suporte possível”.

Davi Silva comentou que a COB Expo foi “uma experiência incrível para estar conhecendo esportes diferentes”. Foi a mesma sensação de Sania Lima que adorou “ver uma galera de diferentes esportes e até mesmo experimentar”.

Jonathan Matias, uma das principais revelações do badminton e que hoje já disputa uma vaga olímpica pelo ranking internacional, comentou que “está sendo uma experiência incrível por poder fazer outros esportes e estar vendo amigos que competem em outros esportes”. Juliana Viana revelou ainda que “gosto muito do vôlei, queria ver toda a seleção aqui, mas já deu para aprender um pouco mais sobre esse e outros esportes”.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Badminton