Siga o OTD

Badminton

Seleção Brasileira retorna aos treinos para temporada 2018

Divulgação

Desde o dia 15 de janeiro que Seleção Brasileira de Badminton está em Campinas, São Paulo, onde já iniciaram os trabalhos de treinamento e condicionamento físico para a temporada de competições de 2018, onde estão incluídos uma série de atividades entre janeiro e março.

Os atletas da Principal foram recebidos pelo Presidente da Cbbd, Francisco Ferraz de Carvalho e pelo Superintendente de Gestão Esportiva da CBBd, Sr. Beto Santini, que acompanhara, os trabalhos iniciais do técnico nacional da seleção adulta, Marco Vasconcelos.
No primeiro dia de trabalho foi realizada uma reunião entre a direção,  o técnico e os atletas, onde foi apresentado o regulamento disciplinar e o calendário de competições até final de março. Também houve espaço para os atletas tirarem  todas as dúvidas em relação a todo o processo de seleção nacional.

Durante a primeira semana de trabalho, foram efetuados treinos bi-diários, onde o foco principal consistiu na parte física e a de consistência de golpes em toda a quadra.

A primeira competição da equipe Nacional, está agendada para o mês de março, onde os atletas vão ser colocados à prova neste. que será o primeiro teste na nova Seleção Brasileira de Badminton.

Preparação dos atletas

O fisioterapeuta da seleção nacional, Diego Mota, esteve presente à apresentação da Seleção Brasileira de Badminton, em Campinas, na Centro de Treinamento, para realizar várias avaliações físicas da equipe nacional.
Durante quatro dias o fisioterapeuta acompanhou os treinamentos e avaliou os atletas,  onde também foram abordados aspectos sobre o alto-rendimento na área da prevenção de lesões e de fortalecimento muscular.

No primeiro dia foi organizada uma palestra entre os atletas e o fisioterapeuta, onde o foco principal era  esclarecer e consciencializar  os atletas, para a prevenção de lesões. Logo de seguida foram feitos exercícios preventivos e de fortalecimento muscular.

No segundo dia, foram feitas correções posturais e exercícios de core (fortalecimento central do corpo-abdominal).

No terceiro  e quarto dia, e após já algumas sessões de grande volume técnico e físico, o profissional iniciou um trabalho de recuperação e ajuste de articulações, usando um método de Quiropraxia, muito frequente no alto-rendimento.

Os atletas foram condicionados a prevenções de lesões, intervenção de quiropraxia, ajuste de todas as articulações, posturas e treinos proprioceptivos, consciência  corporal e exercícios específicos de fortalecimento para lesões.

Mais em Badminton