Siga o OTD

Badminton

Brasil garante presença em quatro das cinco finais em Teresina

Brasileiros estão nas finais do individual feminino e nas duplas mistas, masculinas e simples no Brasil Internacional de badminton, em Teresina

Juliana Viana Vieira Brasil Internacional de badminton Assunção 2022
Juliana Viana Vieira foi o destaque do dia com a vitória sobre a cabeça de chave número 1 do torneio feminino de simples (Gwen Maitre)

Depois de garantir 12 medalhas na véspera, os atletas do país fizeram bonito no Brasil Internacional de badminton, que está sendo disputado em Teresina. Na etapa nacional do circuito mundial, os brasileiros garantiram presença em quatro das cinco finais do torneio. Juliana Viana Vieira no individual feminino, Matheus Voigt e Tamires Santos nas duplas mistas, Fabrício Farias e Francielton Farias nas duplas masculinas e Jaqueline Lima e Samia Lima nas duplas femininas. Só faltou o individual masculino em que Donnians Oliveira e Jonathan Matias foram eliminados nas semifinais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Individual feminino

O destaque do dia foi Juliana Viana Vieira. Na semifinal do torneio de simples, ela encarou a cabeça-de-chave número 1, a mexicana Haramara Gaitan, e não deu chance nenhuma a adversária, se impondo em dois sets com parciais de 21/12 e 12/7. A atleta de 17 anos vai decidir o título contra outra mexicana, Vanessa Contreras, que eliminou a peruana Fernanda Rivva por 21/18, 12/21 e 21/14.

Duplas mistas

A grande surpresa, no entanto, aconteceu nas duplas mistas. Representante do Brasil em diversos torneios internacionais, Fabrício Farias e Jaqueline Lima, cabeças de chave número 1 do torneio, foram derrotados pelos compatriotas Matheus Voigt e Tamires Santos, de virada, por 14/21, 21/13 e 21/13.

Na final do torneio de duplas mistas, Matheus Voigt e Tamires Santos vão enfrentar Jonathan Solis e Diana Soto, que eliminaram os brasileiros Davi Silva e Sania Lima em sets diretos por 21/18 e 21/19.

Duplas masculinas

Se não conseguiu chegar à final das duplas mistas ao lado de Jaqueline Lima, Fabrício Lima se recuperou na masculina. Ele e o irmão Franciélton se classificaram para a final ao superar os compatriotas Waleson Santos e Marcos Ryan Sousa por 21/17 e 21/14. Na final, eles enfrentam Anibal Marroquin e Jonathan Solis, da Guatemala, que venceram os brasileiros Izak Batalha e Matheus Voigt por 21/16 e 21/17.

Duplas femininas

A exemplo de Fabrício Farias, Jaqueline Lima também se recuperou da derrota nas duplas mistas e se garantiu na decisão do título nas duplas femininas. Ela e Samia Lima derrotaram Monaliza Feitosa e Lorena Vieira por duplo 21/7. Na final, elas vão enfrentar as guatemaltecas Diana Soto e Nikte Sotomayor, que eliminaram Jeisiane Alves e Juliana Viana Vieira por duplo 21/13.

Individual masculino

O Brasil só não conseguiu chegar à final do torneio masculino de simples. Donnians Oliveira e Jonathan Matias foram derrotados nas semifinais, mas venderam caro a vaga na decisão. Donnians perdeu para o cabeça-de-chave número 1, o guatemalteco Uriel Artiga, por 22/20, 16/21 e 21/17. Já Jonathan caiu diante do português Bernardo Atilano por 21/18, 19/21 e 21/19.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton