Siga o OTD

Badminton

Brasil garante 12 medalhas no International Series em Teresina

Com vagas para as semifinais, Brasil assegura 12 medalhas no International Series de Teresina

Brasil Internacional de badminton
Juliana Vieira avançou às semifinais de simples e de duplas (Foto: Gwen Maitre)

O Brasil garantiu 12 medalhas no International Series de badminton em Teresina, no Piauí, após assegurar seus representantes nas semifinais dos torneios em disputa. Jonathan Matias, Donnians Oliveira e Juliana Vieira foram os principais destaques desta sexta-feira (16), avançando nas chaves individuais. Na chave de duplas, o país tem nove parcerias no top-4 da competição.

+ Felipe Meligeni e Thiago Monteiro perdem seus jogos e Brasil se complica na Copa Davis

Para se garantirem nas semifinais do torneio individual masculino, Jonathan Matias e Donnians Oliveira precisaram passar por compatriotas nas quartas de final. Ambos cabeças de chave, Jonathan bateu Waleson Santos em duplo 21/12, enquanto Donnians derrotou Willian Guimarães em 21/14 e 21/13. Na semifinal, Jonathan terá o português Bernardo Atilano pela frente. Já Donnians vai encarar o salvadorenho Uriel Artiga, principal favorito ao título do torneio.

Jonathan Matias badminton International Challenge do México badminton
Jonathan Matias é um dos semifinalistas do masculino (Foto: Panam Sports/arquivo)

Entre as mulheres, Juliana Vieira se garantiu em duas semifinais. Em simples, ela passou com sobras pela peruana Ines Salazar, uma das cabeças de chave do torneio, vencendo por 2 sets a 0 (21/1 e 21/9). Na semi, enfrentará a mexicana Haramara Gaitan, cabeça de chave número 1. Já nas duplas, Juliana e Jeisiane Alves passaram por Sayane Lima/Julia Vieira em 21/14 e 21/16 e se garantiram para enfrentar as guatemaltecas Diana Soto/Nikte Sotomayor.

Duplas

Quem também garantiu duas semifinais, incluindo na chave de duplas femininas, foi Jaqueline Lima. Ao lado de Samia Lima, ela venceu Maria Clara Lima/Maria Julia Nascimento por W.O e agora vai enfrentar Monaliza Feitosa/Lorena Vieira. Nas duplas mistas, Jaque tem como parceiro Fabricio Farias. Cabeças de chave número 1, eles passaram por Waleson Santos/Sayane Lima em duplo 21/13 e vão enfrentar Matheus Voigt/Tamires Santos por um lugar na final.

Jeisiane Alves e Juliana Vieira Brazil International Series badminton
Jeisiane Alves e Juliana Vieira em ação (Foto: Gwen Maitre)

Cabeças de chave número 2, Fabricio Farias e Francielton Farias enfrentarão Waleson Santos/Marcos Sousa no torneio de duplas masculinas. Izak Batalha e Matheus Voigt terão os guatemaltecos Anibal Marroquin/Jonathan Solis, cabeças de chave número 1, pela frente na outra semifinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que não há disputa de terceiro lugar no badminton. Assim, os semifinalistas garantem a medalha de bronze. Todas as partidas de semifinal do International Series de Teresina acontecerão neste sábado (17), a partir das 09h. As finais estão programadas para o domingo (18). Ao todo, 75 atletas de oito países iniciaram participação na competição.

Programação das semifinais:

Davi Silva/Sania Lima x Jonathan Solis/Diana Soto (GUA) – duplas mistas
Fabricio Farias/Jaqueline Lima x Matheus Voigt/Tamires Santos – duplas mistas
Haramara Gaitan (MEX) x Juliana Vieira – simples feminino
Uriel Artiga (ESA) x Donnians Oliveira – simples masculino
Bernardo Atilano (POR) x Jonathan Matias – simples masculino
Anibal Marroquin/Jonathan Solis (GUA) x Izak Batalha/Matheus Voigt – duplas masculinas
Waleson Santos/Marcos Sousa x Fabricio Farias/Francielton Farias – duplas masculinas
Jeisiane Alves/Juliana Vieira x Diana Soto/Nikte Sotomayor (GUA) – duplas femininas
Jaqueline Lima/Samia Lima x Monaliza Feitosa x Lorena Vieira – duplas femininas

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Badminton