Siga o OTD

Badminton

Equipe masculina é prata e feminina bronze no Pan

Por 3 a 2, canadenses levam a melhor em batalha e Brasil garante a prata inédita

pan-americano de badminton
(Júlio César Guimarães/COB/arquivo)

Haja coração! A final por equipes masculina do Pan-Americano de badminton foi cheia de altos e baixos. Acapulco, no México, foi palco de uma grande batalha ente Brasil e Canadá, que só foi definida na quinta e última partida entre as equipe. Melhor para os canadenses, que venceram por 3 a 2 e ficaram com o ouro.

Ygor Coelho colocou o Brasil à frente. Mas Jonathan Matias perdeu e deixou o confronto empatado. Donnians Oliveira, irmão de Ygor, fez sua parte e recolocou o Brasil em vantagem. Mas as duplas masculinas foram cruciais na derrota.

Francielton Farias e Fabricio Farias não conseguiram vencer e o ouro do Pan-Americano de badminton foi para o último jogo. Jonathan Matias e Artur Pomoceno também foram derrotados e o Brasil saiu com a prata.

No feminino, bronze garantido após um 3 a 0 contra a Guatemala. Jaqueline Lima, Samia Lima e Juliana Vieira foram perfeitas e garantiram a presença no pódio.

-Balanço dos Jogos: a tragicomédia do teatro olímpico

A final masculina

A decisão começou com Ygor Coelho enfrentam Brian Yang, fazendo um clássico do badminton no continente nos últimos anos. Como era de se esperar, o duelo entre Brasil e Canadá começou igual, com Ygor se colocando em vantagem após oito pontos, com 5 a 3.

Como resposta, Brian cresceu e virou o placar para 7 a 5. Na sequência, Ygor Coelho cometeu dois erros seguidos e a diferença subiu para cinco pontos, com 11 a 6, e o jogo parou. No retorno para a quadra, o canadense seguiu melhor e colocou a vantagem em 15 a 6. Já na reta final do primeiro set, o brasileiro seguiu com dificuldade e diferença passou de 10 pontos, com 18 a 7. Neste momento, Coelho reagiu e fez o marcador chegar em 18 a 13. Contudo, Yang soube suportar o bom momento do brasileiro e venceu com 21 a 15.

Embalado pelo que jogou na reta final do set de abertura, Ygor Coelho começou melhor a segunda parcial e abriu 8 a 4. Na continuação do jogo, Brian Yang voltou a errar e a diferença subiu para 11 a 5, chegando na parada técnica. No retorno para o duelo, o brasileiro controlou a vantagem no marcador e fechou em 21 a 10.

Ygor Coelho perde para japonês na estreia pelo Hylo Open badminton, na Alemanha
(reprodução/bwfworldtour)

No último set da partida, Ygor Coelho manteve o nível e abriu 5 a 1 no placar. Na sequência do confronto, Brian tentou cortar a desvantagem e passou a errar. Desta forma, o marcador chegou em 10 a 6 para Ygor. Na segunda metade do set, o brasileiro foi melhor. Aproveitando todas as oportunidades, Coelho aumentou a vantagem e fechou em 21 a 14, vencendo o confronto por 2 sets a 1.

-Bia Haddad Maia é derrotada na primeira rodada no WTA de Doha

Jonathan Matias perde de virada

Na segunda partida pela decisão do Pan-Americanos por equipes de badminton, Jonathan Matias teve pela frente B.R. Sankeerth. Como aconteceu no duelo de abertura, o canadense começou melhor e abriu vantagem no marcador, com 11 a 8. Após a parada técnica, Jonathan cresceu. Melhor em quadra, o brasileiro passou a frente no placar com 13 a 12.

Atrás do placar, Sankeerth cresceu, abriu vantagem, fez 20 a 17 e teve três set points. Em desvantagem, Jonathan Matias foi gigante. Jogando um ponto por vez, o brasileiro empatou a parcial e passou a salvar todos os set points do adversário.

Depois de manter a parcial viva em cinco oportunidades, Jonathan passou a ter a chance de fechar o set e foi a vez do canadense crescer e se salvar. Neste momento tenso, o brasileiro foi mais sereno e confirmou a vitória por 25 a 23.

Embalado pela virada no fim do primeiro set, Jonathan Matias começou com tudo o segundo e fez 5 a 2. Na continuação do duelo, os dois atletas passaram a trocar pontos, com cada um tendo o domínio por períodos curtos, e a vantagem seguiu do lado brasileiro, com 16 a 13. Na reta final, o canadense voltou a melhorar e assumiu o marcador.

Assim como aconteceu na parcial de abertura, Jonathan voltou a salvar set points e alongou o duelo. Contudo, em um golpe de vista errado, o brasileiro foi derrotado por 22 a 20 e o jogo foi empatado em 1 a 1.

No terceiro set, Jonathan foi dominante no início. Aproveitando todos os erros do canadense, o brasileiro fez 11 a 5. Atrás do placar, Sankeerth cresceu. Conseguindo encontrar o seu melhor jogo, o atleta do Canadá encostou no marcador e passou a fazer um jogo ponto a ponto.

Na reta final, Jonathan teve o set point, com 20 a 19, e perdeu a oportunidade de fechar o duelo. Na sequência, o canadense foi melhor, aproveitou a primeira chance de confirmar a vitória, com mais uma 22 a 20.

Donnians Oliveira cresce no terceiro set e vence

Com a decisão empatada, Donnians Oliveira foi para a quadra para enfrentar Victor Lai no fechamento dos jogos de simples. No primeiro set, após um início equilibrado, o brasileiro foi superior, abriu vantagem e, apeasar do crescimento do canandense na reta final, fechou em 21 a 19.

Atrás do marcador, Lai melhorou na segunda parcial e se colocou em vantagem logo nos primeiros pontos, com 8 a 3. Na continuação do jogo, apesar de uma melhora de Donnians, Victor soube manter a vantagem no placar e fechou em 21 a 18, forçando o set desempate.

Na terceira parcial, Victor lai começou melhor e fez com que o brasileiro fosse mais agressivo. Buscando a definição mais rápida, Donnians conseguiu a virada, chegando na parada técnica com 11 a 10. Na reta final, o brasileiro se impôs, abriu vantagem e venceu com tranquilidade, fazendo 21 a 13.

Donnians De Oliveira - Foto: Reprodução/Instagram
(Foto: Reprodução/Instagram)

Francielton Farias e Fabricio Farias

No primeiro duelo de duplas do dia, Francielton Farias e Fabricio Farias tiveram pela frente Brian Yang e Nyl Yakura. Na primeira parcial, os canadenses se mantiveram em vantagem desde os primeiros pontos e conseguiram fechar o set em 21 a 17.

Na segunda parcial, os brasileiros jogaram melhor. Conseguindo reagir melhor ao ritmo dos canadenses, os irmãos Farias conseguiram forçar alguns erros e seguiram próximos do placar até a reta final. Com o equilíbrio no marcador, a definição do vencedor ficou para os detalhes e a dupla do Canadá levou a melhor, com 21 a 19, e forçou o quinto e último jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jonathan Matias e Artur Pomoceno

Tudo ou nada. Só restava uma partida para a definição por equipes. O Canadá entrou em quadra com Kevin Lee e Ty Linderman, enquanto o Brasil foi de Jonathan Matias e Artur Pomoceno.

Os canadenses saíram na frente e venceram o primeiro set por 21 a 18. Sob pressão, os brasileiros começaram mal a segunda parcial. Mas, aos poucos, a dupla foi engrenando e chegou a igualar no placar. Contudo, o Canadá voltou a abrir vantagem confortável de quatro pontos: 10 a 6.

Daí em diante, a coisa desandou de vez. Jonathan e Artur se perderam no jogo, foram tomando ponto após de ponto e sem nenhum poder de reação. O Canadá fechou em 2 a 0 e levou o ouro.

Jaqueline Lima e Samia Lima do badminton

Feminino é bronze

Na disputa do bronze entre as mulheres, o Brasil venceu. Como era imaginado, as brasileiras conseguiram se impor em quadra contra a Guatemala e fecharam o duelo em três partidas. Na primeira, Jaqueline Lima venceu Nikte Sotomayor por 2 sets a 1, com parciais de 15/21, 21/10 e 21/19.

No segundo duelo, Samia Lima superou Alejandra Quan por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 22/20. No terceiro e último jogo pela disputa do bronze no Pan-Americano por equipes, Juliana Vieira superou Mariana Quan por 2 sets a 0, com parciais de 21/6 e 21/12.

Mais em Badminton